• Home
  • Quem somos

  • Prêmios

Prêmios

Ao longo da história, a Rio Deserto recebeu quase 50 prêmios, sendo a maioria em nível estadual e nacional. Os reconhecimentos envolvem a tecnologia, inovação em processos, e atenção ao meio ambiental e social.

  • Prêmio de Excelência da Indústria<br>Minero-Metalúrgica Brasileira

    Prêmio de Excelência da Indústria
    Minero-Metalúrgica Brasileira

    Entre os anos de 2010 e 2022, a Rio Deserto foi condecorada 11 vezes no Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, organizado pela Revista Minérios & Minerales. A premiação tem o objetivo de divulgar, anualmente, as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil. As conquistas revelam a atenção da organização voltada às melhorias de processos.

    2010: Projeto “Tratar para preservar”

    2011: Projeto “Extração mecanizada em subsolo, uma porta para o futuro”

    2012: Projeto “Reposição automática de estoques: reduzindo o time e otimizando estoque físico”

    2016: Projeto “Caminhos & Escolhas”

    2017: Projeto “Melhoria da ferramenta para escoramento de teto”

    2018: Projetos “Proteção do Eixo Excêntrico” e “Adaptação no suspiro do tanque no minerador contínuo”

    2019: Projeto “Redução de custos e aumento de disponibilidade nos equipamentos (com foco em pneus)”

    2020: Projeto "Sistema de automação e controle on-line de represas de subsolo"

    2021: Projeto “Sistema on-line de controle de emergência”

    2022: Projeto “Nacionalização e automação do equipamento Shuttle Car para aumento de eficiência”

  • Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC

    Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC

    Entre os anos de 2006 e 2021, a Rio Deserto conquistou sete vezes o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC. Realizado desde 1998, o Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC reconhece iniciativas de empresas e instituições catarinenses comprometidas com ações comunitárias, sociais e culturais. Dentre os critérios de análise dos projetos, destaque para a relevância da iniciativa, originalidade, abrangência e grau de benefício social e comunitário alcançado.

    2006: Projetos “Estação Biológica Costão da Serra” e “Içara Mais Doce”

    2007: Projeto “Florindo Siderópolis”

    2009: Projeto “Novo Horizonte”

    2010: Projeto “Felinos do Aguaí”

    2017: Projeto “Leite Solidário”

    2021: Projeto “Plantio de Floresta Sustentável”

  • Prêmio Expressão de Ecologia

    Prêmio Expressão de Ecologia

    Criado pela Editora Expressão em 1993, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro (Eco 92), o Prêmio Expressão de Ecologia é considerado a maior premiação ambiental do Sul do Brasil. É também a maior premiação ambiental do Brasil no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. Em todo este tempo de existência, o prêmio já contou com a participação de grandes empresas, ONGs, prefeituras e entidades, totalizando mais de 2.600 cases inscritos. A Rio Deserto foi contemplada três vezes com o Prêmio Expressão de Ecologia.

    2011: Projeto “Conhecendo os animais silvestres da Rebio: Reserva Biológica do Aguaí”

    2018: Projeto “Ozônio: Balanço de Massa e de Energia do Tratamento da Drenagem Ácida de Mineração”

    2020: Projeto “Plantio de Floresta Sustentável”

  • Prêmio Hugo Werneck

    Prêmio Hugo Werneck

    O Prêmio Hugo Werneck é um título brasileiro consagrado na área de meio ambiente e sustentabilidade, sendo reconhecido como o “Oscar da Ecologia Brasileira”. A premiação, lançada em 2010, já acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas e um total de 152 vencedores e homenageados. O objetivo é reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases e ações, bem como destacar empresas, governos, pessoas, cidadãos, ONGs, instituições e personalidades que se dedicam à defesa do planeta e da humanidade.

    2022: Projeto “Água para a Comunidade”

  • Prêmio Melhores Práticas na Mineração (IBRAM)

    Prêmio Melhores Práticas na Mineração (IBRAM)

    A Rio Deserto é uma das mineradoras do Brasil que se destacaram no Prêmio Melhores Práticas na Mineração 2022, promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). A empresa conquistou o 2º lugar na categoria “Gestão de Riscos em Segurança de Processos”. O objetivo do Prêmio Melhores Práticas na Mineração é estimular iniciativas voltadas à sustentabilidade, gerando transparência às ações do setor mineral relacionadas à segurança e qualidade de vida das pessoas, bem como à melhoria contínua dos processos industriais.

    2022: Projeto “Sistema On-line de Controle de Emergência”

  • Prêmio ESG

    Prêmio ESG

    A Rio Deserto recebeu o Prêmio ESG 2022, promovido pela ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina). O Prêmio ESG é sucessor do Prêmio Empresa Cidadã, no qual a Rio Deserto já havia sido reconhecida sete vezes. Mesmo com o novo nome, o conceito da premiação é mantido, sendo reconhecidas empresas, fundações e associações da iniciativa pública e privada de Santa Catarina que geram benefícios ao bem-estar comunitário e à sustentabilidade ambiental.

    2022: Projeto “Água para a Comunidade”

  • Prêmio Von Martius de Sustentabilidade

    Prêmio Von Martius de Sustentabilidade

    Criado com o propósito de divulgar e fortalecer iniciativas elaboradas por empresas, poder público, indivíduos e sociedade civil que visam o desenvolvimento sustentável, o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade existe há mais de duas décadas. O reconhecimento é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. A Rio Deserto já foi contemplada com o título por meio do Projeto Felinos do Aguaí, na Categoria Natureza.

  • Prêmio Fritz Müller

    Prêmio Fritz Müller

    A Rio Deserto já foi contemplada com o Prêmio Fritz Müller, promovido pela Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), atualmente denominada Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Na ocasião, o Projeto Felinos do Aguaí foi agraciado na Categoria Áreas de Preservação. O prêmio reconhece as iniciativas que colaboram com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável do Estado.

  • Prêmio Ser Humano

    Prêmio Ser Humano

    O Projeto Felinos do Aguaí, que tem o apoio da Rio Deserto, já conquistou o Prêmio Ser Humano SC, entregue pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), com o case “Instituto Felinos do Aguaí: 10 anos pesquisando para educar”. O reconhecimento busca premiar estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas que colaboram de alguma forma para a evolução da gestão de pessoas.

  • Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio

    Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio

    O Programa de Estágio da Rio Deserto existe há quase 15 anos e já foi reconhecido diversas vezes pelo Prêmio Santa Catarina pela Educação, na categoria Melhores Práticas de Estágio, entregue pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) – Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC). Em 2016, além da etapa estadual, a Rio Deserto também conquistou o Prêmio IEL de Melhores Práticas de Estágio em âmbito nacional, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2018, pela segunda vez, a Unidade Metalúrgica da Rio Deserto conquistou o título de primeiro lugar em âmbito estadual na categoria Micro Empresa/Pequeno Porte. Em 2020, o título foi conquistado após a empresa demonstrar a transformação digital realizada nas práticas do Programa de Estágio.

    O Prêmio IEL – Melhores Práticas de Estágio é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi que visa reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio no Brasil de forma a garantir a conexão entre o público acadêmico e empresas concedentes, estimulando a melhoria na qualidade da educação, na formação dos futuros profissionais, além de representar uma oportunidade para as concedentes de estágio selecionarem novos talentos.

  • Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina

    Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina

    A Rio Deserto já foi contemplada, 11 vezes, com a Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), com base na Lei nº 12.918. Para a obtenção do título, a empresa comprova que realiza ações socioambientais, por meio de dados e da apresentação do Relatório de Sustentabilidade.

    A certificação visa valorizar empresas privadas, empresas públicas e organizações sem fins lucrativos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão. A iniciativa também incentiva as organizações catarinenses a alinharem suas práticas de gestão aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a fim de cooperar direta ou indiretamente em prol de um futuro socialmente justo e sustentável.

  • Selo de Sustentabilidade Ambiental ACIC

    Selo de Sustentabilidade Ambiental ACIC

    Em 2020, a Rio Deserto recebeu o Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental, do Núcleo de Meio Ambiente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O reconhecimento levou em conta iniciativas voltadas à preservação ambiental e à responsabilidade social.

    Para a conquista, a empresa disponibilizou documentos das unidades e apresentou ações e projetos inovadores, comprovando a atuação sustentável. Visitas também foram realizadas nas unidades inscritas, onde integrantes do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC conheceram pessoalmente as práticas ambientais e sociais realizadas.

  • Prêmio Catarinense de CCQ

    A Rio Deserto foi campeã, em 2019, da VIII edição do Prêmio Catarinense de CCQ (Círculos de Controle da Qualidade), com o projeto “Recuperação do eixo da cabeça de corte do minerador contínuo”, desenvolvido por colaboradores da Unidade Metalúrgica.

    O Núcleo Catarinense de Promoção do CCQ (Círculos de Controle da Qualidade) foi fundado em janeiro de 1999 com o objetivo de fortalecer os Sistemas de Gestão da Qualidade no estado. O núcleo é formado por empresas que possuem o programa de CCQ – equipes de melhorias em diferentes regiões de Santa Catarina. São organizações que acreditam na valorização do trabalho em equipe para promoção do desenvolvimento sustentável.

  • Outros reconhecimentos

    Outros reconhecimentos

    A Rio Deserto soma muitos reconhecimentos. A empresa é condecorada, anualmente, por meio da Unidade de Extração Mina 101, com o prêmio Destaque Içarense – reconhecimento que busca incentivar e valorizar organizações que colaboram para o desenvolvimento do município de Içara. Também já foi premiada com o Prêmio ANA, promovido pela Agência Nacional de Águas.

    Em 2020 foi destaque no prêmio internacional Latino América Verde 2020 (Latin American Green Awards) com o projeto “Pesquisando para Educar”, do Instituto Felinos do Aguaí. O trabalho conquistou o 9º lugar na categoria Fauna e a 117ª posição na categoria geral, ficando entre os 500 melhores projetos inscritos.

    A empresa também já foi reconhecida diversas vezes pelo apoio a entidades beneficentes, recebendo o Troféu Amigos da APAE, Gratidão ABADEUS, e o Prêmio Incentivar do Bairro da Juventude. Também recebeu o título de Fornecedor Destaque do Programa Schaeffler de Incentivo à Competitividade (PSIC), e o Certificado de Qualidade Assegurada, conferido pela ArcelorMittal Inox Brasil, por meio do Programa de Qualidade de Fornecedores (PQF).

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.