Publicado em: 01/08/2011

Alunos aprendem a compensar impacto ambiental cuidando do ambiente em que vivem


Alunos aprendem a compensar impacto ambiental cuidando do ambiente em que vivem


No encontro de encerramento do primeiro semestre letivo, os alunos que participam do projeto educacional do Felinos do Aguaí receberam mudas de árvores para florestar alguns dos ambientes que fazem parte do seu cotidiano. Na semana do meio ambiente foi apresentado a eles o conceito de pegada ecológica, onde foi proposto a cada criança plantar pelo menos cinco árvores durante o ano, para compensar as emissões de gases poluentes emitidas pelos automóveis, já que cada família tem em casa pelo menos um veiculo.

Essa é a segunda ação do ano voltada para a distribuição de mudas de árvores para o florestamento. Há uma relação muito íntima entre a floresta e a água, e dentro do projeto, é exatamente isso que se procura demonstrar. Que as árvores funcionam como esponjas que abastecem as reservas subterrâneas, que a carga de água dos rios está relacionada à existência de florestas e que elas têm uma função excelente de regular o clima e absorver o gás carbônico, que eliminamos com as inúmeras atividades humanas.

Na escola de Treviso, os alunos e a coordenadora do projeto fizeram o plantio de 30 mudas de palmito contribuindo com a ornamentação da escola, que em menos de dez anos irá formar um aconchegante bosque, com novas áreas ajardinadas, embelezando e atraindo muitas espécies de aves que ocorrem na região. Na escola de Siderópolis, foi doado aos alunos cerca de 50 mudas de palmito para eles arborizarem suas casas. No meio rural, o palmiteiro normalmente aparece na alimentação e ornamentação de lares, igrejas e escolas.

Texto e fotos: Micheli Ribeiro Luiz

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.