Publicado em: 10/10/2011

Alunos de Geofísica e CSTM visitam mina de carvão em Criciúma


Os alunos dos cursos de Tecnologia em Mineração e de Geofísica, sediados no Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) visitaram a empresa de mineração de carvão Rio Deserto na cidade de Criciúma, no estado de Santa Catarina. A visita ocorreu sob orientação do professor Luiz Delfino Albarnaz no dia 6 de outubro de 2011. O objetivo da visita foi levar os alunos a conhecer os projetos de Planejamento e Gestão Ambiental que a empresa Rio Deserto está aplicando nas áreas impactadas por décadas de mineração de carvão na região de Criciúma.

O professor Luiz Delfino salienta que este modelo de gestão é específico de áreas impactadas por mineração de carvão subterrânea nas proximidades de regiões urbanas.
– Nesta saída, os alunos observaram as ações de controle ambiental na atividade de mineração desenvolvidas atualmente e principalmente das ações aplicadas para gerenciar o passivo ambiental que esta empresa possui em áreas já impactadas – explica o professor.

alt alt

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a área de mineração, o processo de beneficiamento e a estação de tratamento de efluentes provenientes da mineração subterrânea, contando com esclarecimentos feitos pelo engenheiro ambiental Jonathann Hoffamnn. Os acadêmicos também foram levados a conhecer duas áreas que sofreram intenso impacto ambiental pela deposição de rejeitos do beneficiamento do carvão em décadas passadas.

Uma das áreas, de 98 hectares, tem previsão de início dos trabalhos de recuperação no próximo ano. Ali os alunos puderam verificar os principais fatores impactantes ao meio ambiente pelos depósitos dos rejeitos sem controle ambiental. Em outra área, de 40 hectares, os alunos puderam observar uma recuperação dentro dos mais modernos conceitos de sustentabilidade ambiental na mineração. A área foi recuperada pela empresa e segue monitorada para verificar a eficácia das medidas. A visita a estas áreas de recuperação ambiental foi conduzidas pelo engenheiro Francisco May.

altalt

Conforme o professor Luiz Delfino, as informações coletadas nesta visita serão utilizadas na disciplina durante o restante do semestre, e servirão de base para que os alunos apresentem um relatório técnico sobre o assunto.

Com colaborações, Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (informações e fotos por Luiz Delfino Albarnaz)

Link: http://unipampa.edu.br/portal/component/content/2048?task=view

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.