Publicado em: 18/04/2017

Autoconhecimento é tema de encontro do Projeto Interligados, das Empresas Rio Deserto


Autoconhecimento é tema de encontro do Projeto Interligados, das Empresas Rio Deserto


Conhecer a si mesmo, identificando e fortalecendo seus pontos fortes para o autoconhecimento, foi o tema abordado na segunda reunião trimestral do Projeto Interligados, realizada na Divisão Laboratorial das Empresas Rio Deserto, em Urussanga. O encontro aconteceu no início deste mês, reuniu cerca de 15 colaboradores, e foi ministrado pela analista de recursos humanos das Empresas Rio Deserto, a psicóloga Alice Constantino Joaquim.

Durante o encontro, destaque para a dinâmica onde os colaboradores desenharam as mãos em uma folha de papel e elencaram as cinco próprias qualidades. Depois, este papel foi colado nas costas deles mesmos e os outros colaboradores escreveram as qualidades que identificavam nos colegas de trabalho. “Fiquei surpreso com as palavras. Muitas vezes somos autocríticos e não conseguimos ver nossas próprias qualidades”, afirma o analista de laboratório, Adriel Machado. A superintendente de qualidade e meio ambiente, Rosimeri Venâncio Redivo, revela os desafios da dinâmica. “É muito mais fácil perceber os defeitos do que as qualidades, nossas e dos outros. Nessa integração destacamos as qualidades de nossos colegas, que deveríamos inclusive falar pessoalmente”, aponta.

A importância de saber expressar os sentimentos foi destacada pela ministrante do encontro. “É importante reconhecer quais são as nossas dificuldades e que, às vezes, precisamos de ajuda. Percebemos e observamos as pessoas, mas muitas vezes não falamos nada a elas. Isso acaba transmitindo a sensação de que não valorizamos o que as pessoas fazem”, destaca Alice.

 

Integração e reflexão entre os colaboradores

Criado em 2016, o Projeto Interligados está relacionado ao Plano de Ação da Pesquisa de Clima (Projeto Ouvir para Evoluir) e visa a integração dos colaboradores. O grupo realiza encontros mensais com foco nas vivências do dia a dia. Além disso, a cada três meses, os participantes se reúnem com um representante do departamento de recursos humanos das Empresas Rio Deserto.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.