Publicado em: 03/06/2015

Colaboradores das Empresas Rio Deserto recebem mudas de árvores


Colaboradores das Empresas Rio Deserto recebem mudas de árvores


Doação foi viabilizada através do projeto Menos é Mais apoiado pela empresa e organizado internamente

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, mais de 30 mudas de árvores foram doadas para os colaboradores do Escritório Central das Empresas Rio Deserto nesta quarta-feira (03/06). A ação foi possível através do projeto “Menos é Mais”, organizado por uma equipe interna de colaboradores e que incentiva a redução de impressão e consequentemente de uso de papel.

semana_ambiente_2015_3semana_ambiente_2015_4

semana_ambiente_2015_5semana_ambiente_2015_6

semana_ambiente_2015_7

Na próxima semana a equipe Menos é Mais fará a doação de 110 mudas para a Escola Municipal Núcleo Rio Caeté, que fica no Bairro Rio Caeté em Urussanga, próxima à Unidade Produtiva II da Rio Deserto. De acordo com o analista de sistemas Gustavo Ronconi Scarabelot, um dos idealizadores do projeto, a ideia consiste em gerar economia de papel e impressões. A cada dez páginas de papel que deixam de ser impressas, uma muda de árvore será doada pela empresa. Todos os meses uma instituição, localizada nas comunidades onde as Empresas Rio Deserto estão inseridas, será escolhida para receber uma parte dessas mudas que serão doadas. No fim do ano, a quantidade restante das mudas que foram acumuladas, será plantada nas áreas de recuperação da própria empresa. “Incentivamos os colaboradores a usarem mais arquivos em PDF ou mesmo conferir as informações na tela do computador para evitar a impressão, tudo através da conscientização entre os colaboradores da equipe”, explicou Gustavo.

No mês de abril a ação fez com que 4.300 páginas deixassem de ser impressas e com isso, a empresa doou o equivalente a 10% deste número em mudas. “Ou seja, recebemos 430 mudas de árvores que serão plantadas para amenizar o impacto que as impressões causam ao meio ambiente. Estávamos gastando o equivalente a 8 árvores por mês e essa realidade já está sendo modificada”, explicou Gustavo.

A Equipe Menos é Mais é formada por Gustavo Ronconi Scarabelot, Rafael Michels Américo, Edmilson Damásio, Grasiela Ghisleri, Junior Locatelli, Kelen Gonçalves Vieira, Leandro Moroso Coelho e Alcides José Pirolla.

Curiosidades:

  • Uma árvore gera em média 20 resmas de papel;
  • Uma resma contém 500 folhas e levando-se em consideração um eucalipto (a árvore mais utilizada para essa finalidade) temos, em média, 10.000 folhas tamanho A4 por tronco;
  • Uma árvore leva em média 15 anos para estar pronta para o corte. Além de árvores a produção do papel consome muita energia, água (em torno de 10 litros por folha de A4), e alta emissão de poluentes;
  • 10% do que será economizado se transformará em mudas para as escolas e instituições das comunidades onde as Empresas Rio Deserto estão inseridas. E também para os locais onde há áreas de recuperação ambiental da empresa.

semana_ambiente_2015_1 semana_ambiente_2015_2

Dicas para economia:

  • Imprima duas ou mais páginas em uma só folha;
  • Leia seus e-mails, documentos e relatórios na tela do seu computador;
  • Evite que suas impressões sejam extraviadas ou esquecidas;
  • Configure corretamente as páginas antes de imprimi-las;
  • Só utilize a impressora colorida quando for realmente necessário;
  • Tenha sempre bom senso!

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.