Publicado em: 07/11/2017

Conhecidas as 10 equipes finalistas do PIQ 2017, das Empresas Rio Deserto


Conhecidas as 10 equipes finalistas do PIQ 2017, das Empresas Rio Deserto


Foram conhecidas nesta segunda-feira, 6, as dez equipes finalistas do V PIQ – Programa de Inovação e Qualidade das Empresas Rio Deserto. O evento aconteceu na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e foi acompanhado por diretores, superintendentes, gerentes, colaboradores e jurados. Ao todo, 25 equipes semifinalistas apresentaram os trabalhos. No destaque das apresentações, ênfase para teatros, vídeos, paródias e outras ideias criativas. A grande final do V PIQ está agendada para o dia 25 de novembro, das 8 às 12 horas, também na ACIC.

O evento semifinal foi dividido em dois blocos: durante a tarde aconteceram as apresentações dos projetos das categorias 1 e 4, e a noite a apresentação dos projetos das categorias 2 e 3. A Categoria 1 reuniu projetos relacionados à redução de custos, desperdícios, produtividade, inovação/criatividade e qualidade (produtos e processos). Na Categoria 2 destaque para assuntos como segurança, saúde, ambiente de trabalho e ações trabalhistas. Na Categoria 3 foram apresentados os trabalhos relacionados ao meio ambiente, reutilização/reaproveitamento, reciclagem e recuperação. Já a Categoria 4 englobou educação, comunicação, recursos humanos, responsabilidade social, marketing, comunidade, logística e tecnologia de informação.

As apresentações das categorias 1 e 4 foram avaliadas pelos jurados: Andreia Canever – Coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade da Empresa Eliane, Liége Inocêncio Búrigo – Mestre em educação, consultora e coaching, e Rafael Boaventura – Consultor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL – SC). Já as apresentações das categorias 2 e 3 foram analisadas pelos jurados: André Guaresi – Engenheiro Ambiental da Ferrovia Tereza Cristina, Luiz Henrique Rosa da Silva – Engenheiro Ambiental e Consultor da empresa ATTA Engenharia, e Sérgio Bruchchen – Mestre em Engenharia Mineral e professor da Unesc.

Um dos administradores das Empresas Rio Deserto, Valcir José Zanette, destacou a satisfação em acompanhar o envolvimento dos colaboradores com o desenvolvimento dos projetos. “Tudo foi muito bem preparado, muito bem pensado. Ficamos imensamente felizes em ver a dedicação dos colaboradores. Vamos seguir sempre com esta determinação e foco. Os vencedores do PIQ 2017 são todos vocês, todas as equipes, porque se superaram em todos os aspectos. Parabéns!”, sublinhou.

Equipes finalistas

Categoria 1

– Projeto: Ensacadeira para o Filter Plus/Equipe: Homens de Ferro/Unidade II

– Projeto: Calha de Projeção do Rejeito/Equipe: Manutenção da Tafona/Unidade Cruz de Malta

– Projeto: Reaproveitamento do Eixo Fusível do Minerador Contínuo/Equipe Galos da Madrugada/Unidade 101

– Projeto: Adaptação de Mangueiras no Suspiro do Tanque Minerador Contínuo/Equipe Fenix/Unidade 101

Categoria 2

– Projeto: Proteção do Eixo Excêntrico/Equipe Manutenção da Tafona/Unidade Cruz de Malta

– Projeto: Mordente para Desmonte de Mangueiras Montadas nos Equipamentos/Equipe Trabalhar para Evoluir/Unidade Metalúrgica

Categoria 3

– Projeto: Utilização do Pó da P2/Equipe Os Filhos da Rio Deserto/Unidade 101

– Projeto: Utilização Racional da Água/Equipe Sinergia/Divisão Laboratório

Categoria 4

– Projeto: ValoRHumano/Equipe ValoRHumano/Escritório Central

– Projeto: Conhecer para Entender/Equipe Sinergia/Divisão Laboratório

Sobre o PIQ

O objetivo do Programa de Inovação e Qualidade (PIQ) é incentivar os profissionais a propor soluções e melhorias aos processos das Empresas Rio Deserto, tendo como foco segurança, qualidade, inovação, meio ambiente, educação, redução de custos e de desperdícios, entre outros. Em 2016/2017, foram implantados 139 projetos, sendo 73 concluídos e avaliados. Esta V edição do Programa de Inovação e Qualidade contou com a participação de 48 equipes, totalizando 236 colaboradores, o que representa 41% do quadro efetivo da empresa.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.