Publicado em: 28/10/2011

Criciúma: Mina de visitação Octávio Fontana será inaugurada nesta sexta-feira, às 18h, no Bairro Naspolini


Da economia, um novo ponto turístico.

O desenvolvimento da cidade de Criciúma no século passado teve a participação fundamental da extração do carvão mineral. Impulsionado pelo “ouro negro”, o município transformou-se em referência da região Sul, constituindo um das principais forças do Estado Catarinense. O resgate dessa história vai ser proporcionado com a Mina de Visitação Octávio Fontana. O ponto turístico tem inauguração programada para amanha, às 18h.

Mina modelo teve que ser desativada

A antiga Mina São Simão exauriu a produção no meio da década de 1990 e , após muitas pesquisas, chegou-se à conclusão de que era o local ideal para virar a Mina de Visitação. O município possuía a chamada Mina Modelo, que acabou desativada por falta de segurança. “É importante salientar que temos todas as garantias de que as pessoas terão um passeio totalmente seguro”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sérgio Zappelini.
Em uma área de 15 mil metros quadrados no Bairro Naspolini, o novo ponto turístico de Criciúma oferece uma serie de atrações para os visitantes.
Uma réplica de uma locomotiva de 1922 fará o trajeto pelas galerias da mina com dez pessoas por viagem. Em aproximadamente 30 minutos, um pouco da história do carvão e a maneira como ocorre a extração do mineral serão apresentados em oito estações. Em uma das paradas, os turistas terão a oportunidade de assistirem a um vídeo e baterem fotos.

Souvenirs no local

Na ”boca da mina”, em uma ampla casa, vão ser oferecidos artesanatos feitos pelo Clube de Mães da Afasc e souvenirs para que os turistas adquiram e levem uma lembrança. No espaço também haverá a exibição de um vídeo para os visitantes assistirem antes de embarcarem na viagem pelas galerias.
Preparada para receber muitos visitantes, a Mina de Visitação tem um amplo espaço de estacionamento, com capacidade de compor até oito ônibus e aproximadamente 50 carros.

Assessoria de Imprensa do SIECESC
Coordenação: Jornalista Joice Quadros

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.