16
abr

2018

DDSS recebe reestruturação e fica mais dinâmico e interativo

TAGS:

20180301_071158

O Diálogo Diário de Saúde e Segurança (DDSS), que é um encontro com duração de 10 a 15 minutos realizado com os colaboradores das Empresas Rio Deserto no início de cada turno das unidades produtivas, foi remodelado e está mais dinâmico. A ação, considerada um dos principais programas de segurança da organização, visa instruir os colaboradores sobre temas do cotidiano da empresa, como condições e atos inseguros, procedimentos, treinamentos, causas de acidentes de trabalho, prevenção, entre outros.

O engenheiro de segurança do trabalho e coordenador da brigada de emergência da Unidade de Extração Mina 101, Rafael Bortolotto, destaca que a mudança visa tornar o DDSS ainda mais efetivo. “Os encontros diários são realizados há alguns anos, mas a iniciativa acabou se tornando rotina. Assim, por meio de um simulado, percebemos a necessidade de reestruturar a prática, aproximando e integrando ainda mais a equipe”, explica.

Com a mudança, o novo DDSS passa a ser composto por duas dinâmicas semanais, sendo uma sobre temas gerais e outra específica em primeiros socorros. “Também são apresentados vídeos e realizadas dinâmicas sobre procedimentos e ordens de serviço. Entre os temas abordados estão a comunicação, trabalho em equipe, liderança, consequências do não uso e/ou uso incorreto do EPI, valorização de tempo, recursos e limitação de espaço”, justifica Bortolotto.

Segundo o engenheiro, mesmo com a recente implantação das mudanças, as diferenças já são perceptíveis. “Os colaboradores estão mais proativos, dinâmicos e interagem mais. O novo formato também serve para observarmos aqueles que já possuem características de liderança”, sublinha. Conforme Bortolotto, a presença e a participação de setores como o administrativo e recursos humanos, bem como de profissionais como engenheiros, é essencial, uma vez que o trabalho em equipe abrange toda a unidade.

TAGS:

fb-like
fb-share