Publicado em: 27/01/2017

Empresas Rio Deserto renovam parceria com Instituto Felinos do Aguaí


Empresas Rio Deserto renovam parceria com Instituto Felinos do Aguaí


Foi renovado nesta semana o contrato das Empresas Rio Deserto com o Instituto Felinos do Aguaí. O projeto existe desde 2006 e é voltado à defesa do meio ambiente na região carbonífera sul catarinense, com ênfase para a conservação de áreas protegidas, fundamentais para a proteção de felinos silvestres. Durante a assinatura da parceria, foram apresentados alguns dos objetivos para este ano de 2017.

Segundo a bióloga e coordenadora do projeto, Michele Ribeiro Luiz, neste ano continuarão sendo realizadas diversas atividades tanto no Programa de Pesquisa quanto no Programa de Educação Ambiental. “Uma das principais pretensões, no entanto, consiste em colocar colares equipados com microchips em felinos silvestres como o leão-baio (Puma Concolor). A tecnologia permitirá identificá-los e rastreá-los via satélite. Hoje sabemos, por meio de equipamentos fotográficos instalados na reserva, que no local há, pelo menos, três indivíduos da espécie Puma Concolor”, explica.

Para um dos administradores das Empresas Rio Deserto, Valcir José Zanette, o trabalho desenvolvido por meio do Projeto Felinos do Aguaí também ganha destaque pelas ações de conscientização realizadas junto às comunidades. “As palestras nas escolas, clubes de mães e grupos de terceira idade, os materiais educativos, enfim, o Felinos do Aguaí é um conjunto completo que enaltece a importância da conservação ambiental. Isso nós valorizamos muito”, afirma.

 

Felinos do Aguaí, um projeto premiado

O Projeto Felinos do Aguaí, desenvolvido em parceria com as Empresas Rio Deserto, já foi premiado cinco vezes. A mais recente foi em novembro, quando recebeu o Prêmio Ser Humano SC 2016, na categoria Cases Socioambientais. Em 2009, o projeto foi condecorado com o prêmio nacional Von Martius de Sustentabilidade. Também em 2009 recebeu o prêmio catarinense Fritz Muller. Em 2010, as ações do projeto foram reconhecidas pela ADVB/SC. Em 2011, por sua vez, o projeto foi premiado na 18ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, considerada a maior premiação ambiental da região sul do Brasil. Além das premiações, o Projeto Felinos do Aguaí também já foi pauta do programa Globo Repórter, da Rede Globo, sendo a matéria exibida para todo o Brasil em 2009.

Atualmente, a Reserva Biológica do Aguaí compreende uma área de quase 8 mil hectares, e está localizada em território nos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Morro Grande, e também confronta-se com o município de Bom Jardim da Serra.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.