Publicado em: 11/04/2017

Empresas Rio Deserto voltam a integrar Núcleo Catarinense de CCQ


Empresas Rio Deserto voltam a integrar Núcleo Catarinense de CCQ


As Empresas Rio Deserto voltaram a fazer parte do Núcleo Catarinense de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), cujo objetivo é fortalecer os Sistemas de Gestão de Qualidade, promovendo o intercâmbio sobre práticas gerenciais relacionadas com programas participativos. Atualmente, o Núcleo é formado por mais de 30 empresas do estado de Santa Catarina, divididas em quatro núcleos regionais. As Empresas Rio Deserto, inclusas no Núcleo Regional Sul, já haviam participado do CCQ entre os anos de 2004 e 2006.

A coordenadora de gestão da qualidade das Empresas Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani, explica que a intenção é qualificar os colaboradores que fazem parte do Programa de Inovação e Qualidade (PIQ). “Queremos vê-los comprometidos com o desenvolvimento de projetos internos. Como as Empresas Rio Deserto estão sempre buscando boas práticas, esta participação no Núcleo é bastante positiva”, salienta.

Além da participação no Núcleo Catarinense de CCQ, as Empresas Rio Deserto também estão participando do 6º Prêmio Catarinense de CCQ, com o projeto “Melhoria na ferramenta utilizada para escoramento de teto”, desenvolvido pela equipe Delta, da Unidade de Extração 101, vencedora do IV Programa de Inovação e Qualidade (PIQ).

 

Primeiro encontro do Núcleo Catarinense de CCQ aconteceu na última semana

O primeiro encontro do Núcleo Catarinense de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) aconteceu na tarde da última quarta-feira, 5, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). A reunião contou com a presença de colaboradores das Empresas Rio Deserto e das demais empresas integrantes do Núcleo. O evento ficou marcado pela apresentação do Núcleo Catarinense de CCQ, pela palestra “Contribuir para evoluir” ministrada pela coach Neusa Tiscoski, e pelos debates entre os grupos de discussão.

“Para obter resultados, devemos ter informação, conhecimento e atitude”, destaca a palestrante. Segundo ela, o autoconhecimento gera aprendizagem. “Sempre que erramos devemos pensar o que podemos fazer de melhor na próxima vez. Muitas vezes as coisas acontecem diferente do que planejamos e dizemos que deu errado, mas não deu errado, só foi diferente do que esperávamos”, destaca a palestrante.

A coordenadora do Núcleo Regional Sul, Geani Vieira dos Santos, explica que a principal finalidade do primeiro encontro foi desenvolver as competências das lideranças por meio do conhecimento e aperfeiçoamento de ferramentas utilizadas nos programas de melhorias, bem como trocar experiências e desenvolver talentos. “Foram trabalhados três temas principais, voltados às equipes de melhorias: retorno sobre investimento, como conduzir uma reunião, e gestão de conflitos”, enfatiza.

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