Publicado em: 18/05/2015

Encontro de capacitação reúne supervisores de Estágio


Encontro de capacitação reúne supervisores de Estágio


Realizado no dia 13 de maio, o Encontro de Capacitação de Supervisores de Estágio reuniu cerca de 20 profissionais que lidam diretamente com os estagiários em todas as unidades das empresas Rio Deserto. O estágio que é um ato educativo escolar supervisionado, tem o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. “Temos que desmistificar que o estágio é mão de obra barata. Isso não é realidade para a Rio Deserto, que vê no estagiário alguém que pode crescer e evoluir na empresa. Tanto é que a empresa foi destaque nas Melhores Práticas de Estágio de Santa Catarina em 2014”, explicou a psicóloga Rafaela de Souza Delfino do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) que é uma entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e parceira da empresa no Programa de Estágios.

O aspecto legal da contratação de estagiários, as modalidades e o acompanhamento das atividades exercidas pelos estagiários, foram alguns dos assuntos abordados durante o encontro. “O encontro foi importante para conhecimento da legislação e de como acompanhar o desenvolvimento do estagiário em seu local de estágio, porque fica claro o nosso compromisso enquanto supervisor de estágio”, menciona Edivaldo Sobrinho Velho, Analista de enfermagem do trabalho.

De estagiário a Supervisor de Estágio

Enquanto ainda era estudante de Engenharia Ambiental da Unesc, Luiz Henrique Rosa da Silva, teve a oportunidade de ter uma experiência como estagiário na Estação de Tratamento de Águas. Após um período nesta função, ele foi direcionado para o Sistema Integrado de Gestão e logo após, para a Certificação da Unidade em ISO 14001 e 9001. E antes de finalizar o período de estágio, Luiz passou ainda pelo Licenciamento Ambiental. Quatro meses após finalizar seu contrato como estagiário, ele foi chamado para ser contratado, formado em Engenharia Ambiental, para assumir a função de Auxiliar de Controle Ambiental. Atualmente, Luiz desempenha a função no cargo de Analista Ambiental na unidade Cruz de Malta. “O período de estágio foi muito bom para colocar em prática o que eu aprendia na faculdade, além de poder inserir minhas ideias na empresa. Foram importantes as etapas profissionais que eu segui em busca de crescimento e aperfeiçoamento”, destacou Luiz.

Outra profissional que teve o estágio como porta de entrada para a empresa foi a supervisora do Laboratório, Bruna Matiola. A engenheira química iniciou como estagiária, foi contratada como auxiliar de Laboratório, posteriormente como Tec. Laboratório antes de assumir a atual função. “Já tinha trabalhado em outras empresas, mas não diretamente na minha área. Pude então, colocar em prática o que eu só sabia na teoria e aprendi muito com quem tinha mais tempo de Laboratório. Não sabia se meu estágio viraria um emprego, mas a expectativa era grande”, contou Bruna.

encontro_supervisores_1encontro_supervisores_3

encontro_supervisores_4encontro_supervisores_2

encontro_supervisores_5

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.