Publicado em: 06/07/2018

Equipe do PIQ, das Empresas Rio Deserto, participa de seletiva regional sul do Prêmio Catarinense de CCQ 2018


Equipe do PIQ, das Empresas Rio Deserto, participa de seletiva regional sul do Prêmio Catarinense de CCQ 2018


Os colaboradores da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, localizada em Treviso (SC), integrantes da equipe Manutenção da Tafona, do Programa de Inovação e Qualidade (PIQ), representaram as Empresas Rio Deserto na seletiva regional sul do Prêmio Catarinense de CCQ 2018, com o projeto “Calha de Projeção do Rejeito”. O evento aconteceu na tarde de quarta-feira, 4, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

Além da equipe que representou as Empresas Rio Deserto, também estiveram no evento outras quatro equipes, de empresas que também fazem parte do Núcleo Catarinense de CCQ – Regional Sul.

As duas equipes classificadas na seletiva representarão a Regional Sul no 7º Prêmio Catarinense de CCQ, no dia 6 de setembro, em Blumenau.

O Projeto “Calha de Projeção do Rejeito”

O Projeto “Calha de Projeção do Rejeito” foi elaborado pelos colaboradores André Luiz Maravai, André Valentin Zanellato, Clavius Forgiarini Nascimento, Clesio Joaquim Machado, Juliano Rodrigues dos Santos, e teve apoio do coordenador Roni Abati. A ideia consistiu na instalação de uma calha ao final da correia transportadora, capaz de direcionar o rejeito (pirita) diretamente para o Backfill (uma técnica de retorno de rejeitos ao subsolo). Além de contribuir com o meio ambiente, a medida proporcionou a redução de custos operacionais, diminuindo a utilização de máquina como a Pá Carregadeira.

O projeto havia conquistado a segunda colocação na Categoria 1 (Redução de custos, desperdícios, produtividade, inovação/criatividade e qualidade – produto/processos) do V PIQ das Empresas Rio Deserto, finalizado no dia 25 de novembro de 2017.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.