10
out

2017

Estudantes participantes da Campanha de Combate ao Tabagismo, das Empresas Rio Deserto, são premiados

TAGS:

tabagismo_capa

Foram premiados, pelas Empresas Rio Deserto, os estudantes que participaram da Campanha de Combate ao Tabagismo 2017. A ação envolveu 41 alunos do 8º ano do ensino fundamental de duas escolas, sendo uma de Içara e outra de Treviso, onde estão localizadas as unidades de extração Mina 101 e Mina Cruz de Malta, respectivamente. Os adolescentes criaram desenhos com foco na conscientização e o mais criativo de cada turma recebeu um prêmio especial. Todos os alunos participantes do concurso também foram presenteados com brindes da empresa. A campanha, realizada pelo segundo ano consecutivo, faz parte do calendário de ações do Programa Qualidade de Vida e Saúde, do departamento de Medicina do Trabalho.

A assistente de RH das Empresas Rio Deserto, Nathalia Silveira Machado, explica que os desenhos foram avaliados por um comitê formado por profissionais do departamento de Recursos Humanos e do departamento de Medicina do Trabalho da empresa. “Esse envolvimento dos adolescentes com o tema é de grande importância para que desde cedo eles possam compreender os malefícios do fumo”, ressalta.

O diretor da Escola de Educação Básica Udo Deeke, de Treviso, Jean Carlos Buogo, destaca a relevância de as Empresas Rio Deserto manterem parcerias nos municípios onde suas unidades estão inseridas. “Essa iniciativa junto à comunidade escolar, envolvendo alunos e famílias na conscientização de combate ao tabagismo, é muito importante. A escola está aberta a projetos como este, cujo objetivo é promover a conscientização das pessoas”, afirma.

 

A campanha

A campanha contra o tabagismo, das Empresas Rio Deserto, é composta por várias atividades, que envolvem tanto os colaboradores quanto as comunidades onde as unidades estão inseridas. As ações iniciaram em agosto, quando se comemorou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, sendo realizadas palestras com o tema “Tabagismo e seus diversos malefícios”.

O coordenador de enfermagem do trabalho, Edivaldo Sobrinho Velho, afirma que uma parceria também está sendo firmada com as secretarias de saúde de municípios como Treviso, Içara, Criciúma, Siderópolis e Urussanga, tendo em vista orientações e assistência contra o tabagismo durante todo o ano. “O objetivo é facilitar a inserção dos colaboradores que desejam parar de fumar no programa de tabagismo do Estado, para que eles tenham acesso a profissionais (psicólogos, médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros), e também a medicamentos e outros meios capazes de auxiliar no tratamento do vício do cigarro”, explica.

TAGS:

fb-like
fb-share