Publicado em: 14/08/2013

Expedição Aguaí 2013


Expedição Aguaí 2013


Completando seu segundo ano, a Expedição Aguaí é um plano de ação que tem por objetivo levantar dados sobre a diversidade de vida da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, com vistas a propor soluções para os problemas ambientais existentes na área protegida. A expedição acontece anualmente, durante o período de inverno, considerando que na região é a melhor época para adentrar as montanhas, evitando assim as trombas d’ água que ocorrem em grande parte dos rios que percorrem as escarpas da Serra Geral. A equipe da expedição, organizada pelo Instituto Felinos do Aguaí, contou este ano com a participação de pesquisadores que atuam em diferentes áreas da fauna, já que todos os grupos da vida silvestre estão intimamente interligados. Entre os grupos inventariados estão mamíferos terrestres de médio e grande porte que foram avaliados pelo pesquisador José Carlos do Santos Júnior, aves por Alexandre Bianco e Caroline Freitas, anfíbios por Guilherme dos Santos de Lucca e Fabio Hammen Llanos e peixes por Caio Feltrin.

Equipe
Equipe 2013: Caroline, Alexandre, Fabio, Junior, Guilherme e Caio.

O método de pesquisa utilizado foi a Avaliação Ecológica Rápida. Durante quatro dias de pesquisa, surgiram descobertas importantes que revelaram diferentes grupos de animais ameaçados de extinção, espécies consideradas bioindicadoras de qualidade ambiental, e até mesmo, uma espécie de ave inimaginável de ser avistado na reserva, o Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus).

Acampamento
Acampamento no refúgio de montanha (ASGEM).

Registrar a nova ocorrência de uma espécie é muito importante, pois ajuda os pesquisadores a compreender cada vez mais a exata dimensão da extraordinária complexidade natural que nos cerca. Traçando um paralelo com as espécies descritas no plano de manejo, a Expedição trouxe novas informações sobre a fauna silvestre, que justificam cada vez mais a preocupação da sociedade com a preservação desta área extremamente importante sob o ponto de vista da conservação. Promover o conhecimento da reserva é fundamental para que ela seja mais bem gerida.

Identificação de anfíbios
Caio e Fabio identificando anfíbios.

“Somente fornecendo conhecimento poderemos tomar decisões coerentes e responsáveis sobre o futuro da reserva do Aguaí”

Morador da Região
Tio Nego morador local e antigo tropeiro, acustomado a lidar com gado e montanha.

Em relação à expedição realizada em 2012 (que teve temperaturas abaixo de zero grau), pode-se dizer que este ano as condições climáticas não foram tão severas, possibilitando assim obter-se o registro de novas espécies. Neste caso, vale ressaltar que a variação sazonal é determinante para a ocorrência de alguns grupos animais e, tendo em vista esta condição, a próxima Expedição está prevista para acontecer no Verão de 2014.

Nas próximas páginas seguem os resultados obtidos por cada pesquisador ambiental, os quais visam fornecer dados para a melhora contínua na gestão e manejo da reserva.

Download:
PDF
Versão Final
Resumo Expedição Aguaí 2013.
Páginas:6
Contendo: Avifauna, ìctioFauna, Mastofauna e Herpetofauna.

Autores: Alexandre Bianco, Caroline Freitas, Guilherme dos Santos de Lucca, Fabio Hammen Llanos, Caio Feltrin, Micheli Ribeiro Luiz, José Carlos do Santos Júnior.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.