Publicado em: 23/07/2012

Expedição Aguaí reúne pesquisadores na reserva biológica


Expedição Aguaí reúne pesquisadores na reserva biológica


A Expedição Aguaí, realizada pelo projeto Felinos do Aguaí, que recebe apoio das Empresas Rio Deserto, reuniu especialistas na área ambiental, na semana de 9 a 13 de julho, e foi um sucesso. Durante cinco dias, os pesquisadores conheceram parte da Reserva Ambiental do Aguaí e se depararam com a farta natureza que o lugar preserva. Já no primeiro dia, logo no começo da Trilha dos Tropeiros, o grupo encontrou uma pegada de Gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus).
Também visitaram uma gruta, instalaram armadilhas fotográficas e atravessaram rios. No meio do caminho, os pesquisadores encontraram um turista uruguaio, ex-caçador de pumas, que falou sobre o seu arrependimento por conta das atitudes passadas e sobre a sua paixão atual pelo meio ambiente.

A terça-feira foi voltada às pesquisas sobre os rios, coletando registros de 13 espécies de peixes e um coridalídeo (inseto da ordem Megaloptera). Ainda na terça, foi realizada a observação noturna em que foram identificadas duas espécies comuns de anfíbios: Rhinella abei e Scinax perereca. Na quarta-feira, já terceiro dia de expedição, o grupo foi pesquisar as encostas da serra, avistando espécies de aves e aranhas, , além de constatar a atividade ilegal da extração de palmito na reserva.

Em virtude do mau tempo, a programação para o quarto dia, que era de subir a Serra do Rio do Rastro, teve que ser alterada. A equipe aproveitou para fazer a triagem das fezes coletadas, observações de aves e registros fotográficos.

Na sexta-feira, último dia de expedição, os pesquisadores saíram assim que o sol nasceu para subir a Trilha dos Tropeiros e desarmar as armadilhas fotográficas que haviam sido instaladas no primeiro dia de caminhada. Infelizmente, nenhuma das armadilhas registrou fotografias de felinos ou outra espécie animal. Ao final da expedição, cada participante recebeu como lembrança do projeto uma camiseta, a cópia do Resumo do Plano de Manejo da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Cartaz de Mamíferos e Áudio visual Aguaí Floresta Atlântica.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.