Publicado em: 16/11/2011

Expedição na Bacia do Rio Urussanga


Expedição na Bacia do Rio Urussanga


Este ano o projeto Felinos do Aguaí realizou diversas ações com o objetivo de contribuir para a conservação da natureza no sul de Santa Catarina e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Entre as ações foram realizados projetos de educação sustentável, palestras, vivências com a natureza, atuações que possibilitaram conhecer a comunidade de São Pedro que se relaciona direta ou indiretamente com a reserva, e por último, uma expedição pela bacia do rio Urussanga, a menor bacia do sul catarinense.

No dia 02 de novembro o pesquisador/fotógrafo José Carlos dos Santos Júnior e um dos parceiros do projeto, Fabio Maciano, percorreram 30 km pelo rio Urussanga, mais precisamente de Estação Cocal até a Barra do Torneiro (Oceano Atlântico) passando pelos municípios de Cocal do sul, Treze de Maio, Morro da Fumaça, Içara e Jaguaruna.

O objetivo da expedição foi observar a vida silvestre que habita esta bacia hidrográfica.  Foi escolhido um dia que o rio estava com baixa vazão. Nos primeiros quilômetros, varias vezes a canoa encostou seu fundo no rio, que se encontra muito assoreado, principalmente em áreas sem nenhuma mata ciliar. Para percorrer o trajeto a equipe levou 6 horas e meia, porém acredita-se que é possível fazer em menos tempo, já que foi pego vento contra nos últimos 6 km.

Entre os mamíferos, foram observadas diferentes espécies, a capivara (Hydrochaeris hidrocaensis) foi a mais abundante, também foram percebidos muitos rastros de lontras (Lutra longicaudis) e outros de pequeno porte, provavelmente cuícas e ratões do banhado. Já entre as aves a grande surpresa foi um casal de Cardel (Paroaria coronata), outras espécies avistadas foram  Maguaris (Ardea cocoi), Maçarico solitário (Tringa solitária), Marreca ananaí (Amazonetta brasiliensis) assim como aves mais comuns. Desta experiência, é possível notar que as matas ciliares cumprem uma importante função de corredores para a fauna, pois permitem que animais silvestres possam deslocar-se de uma área para outra, tanto em buscade alimentos como para fins de acasalamento.

Texto fonte: http://felinosdoaguai.com/wordpress/

Fotos: José Carlos dos Santos Junior

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.