Publicado em: 30/06/2011

Felinos do Aguaí – Projeto Educacional estimula crianças a conhecer e cuidar da gestão dos recursos hídricos locais


Felinos do Aguaí – Projeto Educacional estimula crianças a conhecer e cuidar da gestão dos recursos hídricos locais


Esta semana, o encontro do Projeto Educacional Conservação dos Mananciais e a Proteção da Fauna realizado pelo Instituto Felinos do Aguaí na Escola Rural Rio Mãe Luzia Alto foi marcado por uma atividade de campo.

O módulo “O Sorriso de um Rio” um dos temas do projeto educacional, propõe conhecer algumas Microbacias da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. A REBIO Aguaí possui as suas áreas de drenagem nas cabeceiras da Bacia Hidrográfica do rio Araranguá, mais especificamente junto a quatro Microbacias: Microbacia do rio Morto; Microbacia do rio Guarapari (com as sub-bacias do rio São Bento e do rio do Cedro); Microbacia do rio Mãe Luzia e Microbacia da Cabeceira do rio Mãe Luzia.

Na comunidade de Treviso, o projeto educacional será dedicado ao estudo da Microbacia da Cabeceira do rio Mãe Luzia, onde será reconstruída a história de cada curso d´água escolhido. A partir de uma data, será investigada a trajetória de vida do rio buscando responder algumas perguntas como: Seu nome tem alguma origem e significado especial? Como os habitantes se relacionaram com ele ao longo dos anos? O uso foi para o lazer, para o abastecimento de água, para o transporte, para o trabalho, entre outras atividades? Como ocorreu a exploração e quais ações contribuíram para sua degradação? O que tem sido feito para sua conservação?

A primeira fase do trabalho consistiu em apresentar para os alunos em sala de aula a rede hidrográfica da REBIO Aguaí, a importância de sua conservação para as comunidades locais e oferecer algumas noções básicas de fotografia. Já a segunda fase compreendeu visitar os rios.

A atividade de campo aconteceu nessa última terça-feira (28/06) onde os alunos conheceram a barragem de captação de água que abastece o Município de Treviso, os rios Tomazo e Ferreira, além da ETA (Estação de tratamento de Água). A atividade contou com a participação da professora Marlene Maria Tasca Rosso e o apoio do diretor do SAMAE João Carlos Lenhani.

Durante o passeio de estudo, os alunos receberam muitas instruções de conservação, fizeram perguntas e tiram muitas dúvidas a respeito dos mananciais de Treviso.

Conhecer os recursos naturais a nível local é muito importante, pois auxilia para que as questões ambientais sejam reconhecidas dentro da história e da cultura regional, podendo possibilitar um diagnóstico claro que reporte a soluções criativas, rápidas e controláveis para um desenvolvimento racional, com a proteção da água e dos mananciais, e o conseqüente beneficio ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Texto e fotos: Micheli Ribeiro Luiz | Projeto Felinos do Aguaí.

 

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.