Publicado em: 23/03/2018

Instituto Felinos do Aguaí, apoiado pelas Empresas Rio Deserto, realiza ações de conscientização no Dia Mundial da Água


Instituto Felinos do Aguaí, apoiado pelas Empresas Rio Deserto, realiza ações de conscientização no Dia Mundial da Água


Com o objetivo de conscientizar a população, mais de 20 instituições de Criciúma e região se reuniram na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, nesta quinta-feira, dia 22, para atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. A ação, promovida pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), contou com a participação do Instituto Felinos do Aguaí, que tem o apoio das Empresas Rio Deserto.

A bióloga e coordenadora do Instituto Felinos do Aguaí, Michele Ribeiro Luiz, destaca a relevância da continuidade das ações de conscientização.  “Esse é um encontro especial, para estimular a reflexão sobre a preservação da água, que deve ser algo contínuo e não apenas uma ação pontual”, destaca. Neste ano, segundo ela, o Instituto Felinos do Aguaí está com um novo espaço para pesquisas e visitas, localizado na Reserva São Francisco, em Nova Veneza. “A área será utilizada com foco nos estudos de recursos hídricos. O espaço possui trilhas e cachoeira. Com o fácil acesso, poderemos agendar visitas de escolas e universidades, além de oferecer atividades gratuitas relacionadas ao meio ambiente”, destaca Michele.

Resultados alcançados

Segundo Michele, durante o evento desta quinta-feira, ganhou destaque o fato de estudantes do 5º ano da Escola de Educação Fundamental Prof. Lapagesse, de Criciúma, desenvolverem trabalhos especialmente para o Instituto Felinos do Aguaí. “A professora propôs uma atividade onde os próprios alunos elaboraram frases sobre a importância da água. Hoje, ela trouxe eles aqui, e fizemos uma dinâmica sobre o que foi visto em sala de aula”, explica. Conforme Michele, a iniciativa foi extremamente importante. “Levar os alunos para fora da sala de aula para que eles percebam o que está acontecendo na comunidade, estar presente nas ações e trocar conhecimentos acrescenta para a escola, educadores e alunos. São atitudes como esta que ampliam a visão dos estudantes”, salienta.

O evento que marcou o Dia Mundial da Água em Criciúma foi organizado pela Famcri e teve a parceria de diversas instituições: 28º GAC, Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Bairro da Juventude, Canal Auxiliar, Casan, Cedup, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Epagri, Escola Superior de Criciúma (Esucri), Fundação Municipal de Esportes (FME), Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima), Lions Clube, Planejamento e Mobilidade Urbana, Rac Saneamento, Reserva do Aguaí, Rotary, Satc, Secretaria de Educação, Secretaria de Infraestrutura, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Vigilância Epidemiológica.

Confira as frases desenvolvidas pelos estudantes da E.E.F Prof. Lapagesse:

“Cuidar da água para não desperdiçar” – Geovana

“Vida sem água é como a praia sem areia” – Beatriz

“Água é fonte de saúde” – Julia

“Água! Vamos cuidar para não faltar” – Ana Julia

“Junte as roupas para lavar de uma vez na máquina” – Vitória

“Não jogue lixo na água” – Mariana

“Vamos cuidar da água hoje para ter mais no futuro” – Giovana

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.