Publicado em: 24/04/2017

Lançado livro que tem coautoria de colaboradora das Empresas Rio Deserto


Lançado livro que tem coautoria de colaboradora das Empresas Rio Deserto


A colaboradora do setor de meio ambiente da Unidade Novo Horizonte, das Empresas Rio Deserto, Suelen Zanin Manfioletti, foi uma das coautoras do livro “Ozônio na recuperação de solos e recursos hídricos contaminados por mineração”, lançado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) no dia 12 de abril. A obra faz referência ao projeto inédito no Brasil que abrange diversas formas de recuperação de solo e água realizados com a utilização de ozônio.

O conteúdo de autoria de Suelen publicado no livro está relacionado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, por ela desenvolvido. O tema do estudo foi “Balanço de Massa e de Energia do Tratamento da Drenagem Ácida de Mineração da Mina São Geraldo, em Siderópolis/SC”.

A superintendente de qualidade e meio ambiente das Empresas Rio Deserto, Rosimeri Venâncio Redivo, destaca a importância da participação da colaboradora e da empresa no projeto. “As Empresas Rio Deserto estão sempre abertas para novas pesquisas, principalmente relacionadas à água, em parceria com as universidades”, afirma. O objetivo, segundo ela, foi pesquisar a nova tecnologia já que se trata de uma estação móvel, podendo ser levada para qualquer local. “Chegamos ao final da pesquisa e concluímos a viabilidade do projeto”, sublinha.

O livro

O livro publicado pela Editora Unesc surgiu da parceria entre a universidade, a empresa Brasil Ozônio e Indústrias Nucleares do Brasil (INB), juntamente com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao todo, quase 1 mil exemplares foram doados. O download da obra é gratuito e está disponível no site da universidade. (link: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5014)

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.