Publicado em: 23/05/2019

Nova gestão da CIPA do Complexo Industrial da Rio Deserto toma posse


Nova gestão da CIPA do Complexo Industrial da Rio Deserto toma posse


Foram empossados, na última semana, os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Complexo Industrial, unidade da Rio Deserto localizada em Urussanga (SC). Os novos integrantes ficarão por um ano na função.

Dois colaboradores foram indicados pelo empregador: Canan Alexsandro Custodio da Silva, que assumiu o cargo de presidente, e Claudemir Tadeu Zuchinalli, que ficou como suplente. Outros dois integrantes da CIPA foram eleitos pelos colaboradores: Ariel Innocenti, na função de vice-presidente, e Diego Luiz Costa, como suplente.

Conforme a norma regulamentadora NR 05, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem, como objetivo, formar uma parceria entre funcionários e empresa para que, de uma forma dinâmica e funcional, haja um diálogo para a conscientização da prevenção de acidentes e promoção da saúde.

O técnico em segurança, Marcos Cadorin Pont, afirma que a CIPA tem função extremamente importante na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “A intenção é proporcionar a todos os colaboradores um ambiente seguro, para que haja melhor qualidade de vida no exercício das funções”, explica. Segundo ele, é gratificante poder auxiliar a nova gestão e desenvolver um trabalho diferenciado, com resultados significativos tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Fique sabendo!

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes surgiu a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, em decorrência da chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões. Nesta época, constatou-se a necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para a correção de possíveis riscos de acidentes. No Brasil, a CIPA se tornou obrigatória a partir de novembro de 1944, sendo dados os primeiros passos para a implantação da Segurança do Trabalho no país.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.