Publicado em: 26/09/2018

Para garantir segurança de eletricistas, ferramentas e equipamentos passam por ensaios


Para garantir segurança de eletricistas, ferramentas e equipamentos passam por ensaios


Com o objetivo de garantir a segurança dos eletricistas que atuam nas unidades das Empresas Rio Deserto, são realizados periodicamente ensaios nas ferramentas, Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC´s). Além de manter a segurança nas atividades, os testes visam atender à Norma Regulamentadora NR 10, que trata sobre segurança em eletricidade, do Ministério do Trabalho.

O engenheiro eletricista das Empresas Rio Deserto, Elton Luiz Martins, explica que o ensaio é feito com base em normas nacionais e internacionais, sendo aplicada uma respectiva tensão definida por norma, verificando-se a circulação de corrente de fuga no equipamento e/ou ferramenta. “Se possuir corrente de fuga, o equipamento é descartado”, sublinha.

Os ensaios são realizados por empresa especializada, localizada em Criciúma (SC), com profissionais qualificados e habilitados conforme determina a NR 10. Entre os equipamentos testados, estão: luvas isolantes de 1000V e 17000V, varas de manobra, alicates, chaves de fendas, detectores de tensão, ponteiras de aparelhos multitestes. “Estes ensaios são muito importantes para garantir que os colaboradores não sofram acidentes por origem elétrica”, sublinha o engenheiro eletricista.

Segundo itens da NR 10, os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas e serem inspecionados e testados com periodicidade, de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes. “Com os testes realizados ainda conseguimos reduzir custos, devido à reutilização dos equipamentos aprovados”, finaliza Elton.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.