Publicado em: 12/02/2019

Parceria entre Instituto Felinos do Aguaí e Rio Deserto é renovada por mais um ano


Parceria entre Instituto Felinos do Aguaí e Rio Deserto é renovada por mais um ano


O Instituto Felinos do Aguaí, voltado à defesa do meio ambiente na região carbonífera sul catarinense, com ênfase para a proteção de felinos silvestres, segue com o apoio da Rio Deserto neste ano de 2019. O auxílio financeiro mensal é concedido pela empresa desde 2006, quando o Instituto foi criado. A renovação do contrato foi assinada na tarde desta segunda-feira, dia 11, no Escritório Central, em Criciúma(SC).

Na oportunidade, a bióloga e coordenadora do projeto, Michele Ribeiro Luiz, relatou a um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, as conquistas obtidas em 2018 e os objetivos traçados para este ano de 2019. “Os trabalhos permanecerão focados em significativos avanços. Na parte de tecnologia, destaque para os colares monitorados via satélite, que pretendemos colocar nos felinos. Também seguiremos com ações para as comunidades, destacando a educação/conscientização ambiental, e com as pesquisas”, afirma Michele.

Para Valcir José Zanette, um dos administradores da Rio Deserto, o Instituto Felinos do Aguaí obtém importantes realizações porque o trabalho tem ampla credibilidade. “Ao longo dos anos, o Felinos do Aguaí se consagrou, conquistou respeito e confiança e, por isso, cada vez mais, terá expressivos resultados”, disse. Segundo ele, enquanto houver planejamento, organização e foco, grandes avanços serão registrados. “Para a Rio Deserto é uma satisfação estar junto a projetos como este, que ressaltam aspectos como educação, atenção ao meio ambiente e sustentabilidade em todos os sentidos”, disse.

 

Instituto Felinos do Aguaí

As atividades do Instituto Felinos do Aguaí são realizadas na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, que compreende uma área de quase 8 mil hectares, localizada dentro dos territórios dos municípios catarinenses de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Morro Grande, também se confrontando com o município de Bom Jardim da Serra. A Rebio do Aguaí resguarda a grande variedade de espécies de plantas e animais, que fazem da região um cenário valioso para a conservação da biodiversidade, com características naturais relevantes, riqueza de ecossistemas, relevo bastante acidentado de escarpas e chapadas, magníficos canyons e belas cachoeiras. Recentemente, o Instituto Felinos do Aguaí também firmou parceria com a Reserva São Francisco, localizada em Nova Veneza, que disponibilizou área de preservação para a realização de atividades de interpretação ambiental.

O Instituto Felinos do Aguaí já foi premiado em âmbito estadual e nacional. Em 2009, recebeu os prêmios Von Martius de Sustentabilidade e Fritz Müller. Em 2010, foi congratulado com o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC e, em 2011, com o Prêmio Expressão de Ecologia. Em 2016, por sua vez, recebeu o Prêmio Ser Humano SC, na categoria Cases Socioambientais. Em 2018, também foi contemplado com o Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG), e com o 1º Prêmio Nacional de Educação Ambiental em Ação.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.