Publicado em: 26/05/2017

Prêmio de Excelência é entregue a colaboradores das Empresas Rio Deserto


Prêmio de Excelência é entregue a colaboradores das Empresas Rio Deserto


O troféu e o certificado do 19º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira foram entregues aos colaboradores da Unidade de Extração Mina 101, das Empresas Rio Deserto, autores do projeto “Melhoria da ferramenta utilizada para escoramento de teto”. O evento de premiação aconteceu no dia 9 de maio, em Belo Horizonte, e a entrega oficial aos colaboradores aconteceu na última sexta-feira, 19.

O projeto, premiado na Categoria Lavra, foi desenvolvido pela Equipe Delta – formada pelos colaboradores Giovani José Donadel, Joel Carlos Cardoso, Rafael Euzébio e Willian Domingos Rosso – e teve o apoio do facilitador e engenheiro de segurança, Rafael Bortolotto. O operador de máquina e líder da equipe, Rafael Euzébio, relata a surpresa em receber a premiação. “Nós não imaginávamos que receberíamos um prêmio nacional. Foi uma ideia simples, mas que gerou benefícios e redução de custos para a empresa”, sublinha.

Organizada pela Revista Minérios & Minerales, a premiação tem o objetivo de divulgar, anualmente, as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil. “Esta premiação contribui para que as Empresas Rio Deserto mostrem sua força”, enfatiza o engenheiro de minas, Fábio Vancelot.

 

O projeto

O projeto “Melhoria da ferramenta utilizada para escoramento de teto” levou em consideração a necessidade de substituição do antigo modelo de batedor (ou misturador), que é empregado na perfuração do teto e na mistura da resina para ancoragem do tirante. Isso porque a peça apresentava quebras frequentes na parte onde é efetuada a solda do pino sextavado. Para solucionar o problema, a equipe desenvolveu um novo modelo de batedor, alterando o encaixe e eliminando o pino sextavado. O projeto foi o vencedor do IV PIQ – Programa de Inovação e Qualidade das Empresas Rio Deserto, finalizado em novembro de 2016.

A coordenadora de gestão da qualidade das Empresas Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani, destaca a importância do PIQ. “Os colaboradores estão transformando ideias em melhorias, valorizando aspectos como a qualidade, a segurança e o meio ambiente”, justifica.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.