Publicado em: 03/09/2018

Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental do Sul do Brasil, é entregue às Empresas Rio Deserto


Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental do Sul do Brasil, é entregue às Empresas Rio Deserto


As Empresas Rio Deserto foram premiadas na sexta-feira, dia 31, no 25º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Controle da Poluição, com o projeto “Ozônio – Balanço de Massa e de Energia do Tratamento da Drenagem Ácida de Mineração”. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Esta é a segunda vez que as Empresas Rio Deserto são condecoradas com o título. A primeira foi em 2010, na 18ª edição do prêmio, quando venceu na categoria Conservação da Vida Silvestre, com o Projeto Felinos do Aguaí.

O projeto “Ozônio – Balanço de Massa e de Energia do Tratamento de Drenagem Ácida de Mineração” teve a autoria da colaboradora Suélen Zanin Manfioletti, que atua no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Extração Mina Novo Horizonte, localizada em Criciúma(SC), em conjunto com o professor Elidio Angioletto, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O estudo, desenvolvido no Setor Mina São Geraldo, em Siderópolis(SC), consistiu no tratamento da Drenagem Ácida de Minas (DAM) em escala piloto, utilizando ozônio, hidróxido de cálcio e hidróxido de sódio. O objetivo foi buscar novas tecnologias para aplicação do tratamento da DAM, tendo em vista a remoção dos metais pesados, cumprimento das legislações ambientais vigentes e o melhor custo-benefício entre as tecnologias.

Um dos administradores das Empresas Rio Deserto, João Gabriel Pagnan Zanette, ressalta que é difícil imaginar hoje a sobrevivência de uma empresa que não leve em conta a questão da sustentabilidade. “As ações de cunho ambiental se enquadram em uma esfera mais ampla, que é a sustentabilidade. E a sustentabilidade é, atualmente, um dos pilares fundamentais para a manutenção de empresas de todos os segmentos”, afirma. Segundo ele, a conquista do prêmio corrobora para que as Empresas Rio Deserto desenvolvam ainda mais projetos voltados ao meio ambiental e social. “Premiações como esta ressaltam iniciativas que podem servir de exemplo para outras organizações”, sublinha.

 

Prêmio Expressão de Ecologia

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão e é considerado a maior premiação ambiental do Sul do Brasil. Também é reconhecido como a maior premiação ambiental do Brasil no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. Nesta 25ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, 126 projetos ambientais foram inscritos.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.