Publicado em: 23/08/2011

Prêmio IEL “Melhores Práticas de Estágio”


Prêmio IEL “Melhores Práticas de Estágio”


Empresas contratam pela técnica e demitem pelo comportamento

Muitas empresas de diversos portes e setores têm enfrentado dificuldades com a carência de profissionais qualificados. No entanto há outro fator que tem preocupado as empresas, o perfil comportamental dos futuros profissionais. Durante o segundo Encontro Estadual de Estágio, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) na quinta-feira (18), em Caçador, empresas declararam que contratam pelo currículo, mas demitem pelas atitudes.
“Nós queremos muito mais que o novo profissional tenha um perfil comportamental adequado, porque capacidade técnica a gente ensina”, enfatizou o gerente de relações humanas da empresa Rigesa, Geraldo Melo. Para ele, o programa de estágio responsável desenvolvido pela empresa tem contribuído para a capacitação destes novos talentos.

Melo acrescentou ainda que as empresas devem capacitar seus profissionais de acordo com as necessidades da organização. “É melhor você investir na capacitação do seu profissional e perdê-lo para o mercado de trabalho posteriormente, do que você não investir e deixar um profissional desqualificado trabalhando dentro de sua empresa”, finalizou.

Para o gerente de recursos humanos da Tupy, João Paulo Schmalz, o estagiário é como um livro em branco. “Durante o período de estágio, você pode ir inserindo nele os valores e as competências necessárias para a companhia, fazendo com que ele se torne, possivelmente, um futuro profissional dentro da empresa”.

Segundo Ricardo Romeiro, gerente executivo nacional de estágio e desenvolvimento de trainee do IEL Nacional, a questão comportamental é uma preocupação que atinge empresas de vários países. “Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, cerca de 80% das altas gerências das empresas são demitidas por atitudes”.

A geração Y também foi outro assunto de destaque durante o debate. Para o diretor da Madeireira Seleme e vice-presidente regional da FIESC, Gilberto Seleme, essa geração vem se inserindo muito rápido no mercado de trabalho e é preciso ser feito uma adaptação nas organizações. “A geração Y está trazendo inovações nas empresas conservadoras. Nós temos que aproveitar isso para nos modernizarmos”, afirmou.

Durante o encontro, foram apresentados também as exigências da legislação de estágio, atualizada há quase três anos, o programa de estágio da empresa Rigesa, além da realização da solenidade de premiação das quinze empresas finalistas do Prêmio Catarinense IEL Melhores Práticas de Estágio 2011. Confira abaixo a classificação das empresas premiadas.

O prêmio, realizado em parceria com o Movimento Catarinense para Excelência (MCE), tem o objetivo de reconhecer as empresas que oferecem programas de estágio diferenciados, que respeitem a legislação e complementem a formação profissional do estudante.

O encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas entre instituições de ensino, empresas e estudantes, marcou a data em que se homenageia os estagiários.

Confira abaixo a classificação das empresas vencedoras:

Categoria Micro/Pequenas Empresas
1° lugar: Instituto de Estudos Avançados – Florianópolis
2° lugar: Todo Soluções em Tecnologia – Florianópolis
3° lugar: Schramm, Hofmann & Vargas Advogados Associados – Joinville
4° lugar: Raumak Máquinas – Jaraguá do Sul
5° lugar: Laboratório Rio Deserto – Urussanga

Categoria Médias Empresas
1° lugar: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Ltda – Três Barras
2° lugar: Procuradoria da República no Estado de SC – Florianópolis
3° lugar: Menegotti Indústria Metalúrgica Ltda – Schroeder
4° lugar: Centro Center Alimentos Ltda – Videira
5° lugar: Prefeitura Municipal de Calmon – Calmon

Categoria Grandes Empresas
1° lugar: Electro Aço Altona S/A – Blumenau
2° lugar: Coteminas S/A- Blumenau
3° lugar: Intelbras – São José
4° lugar: RBS – Florianópolis

Menção Honrosa: Tupy – Joinville

Texto de:  http://www.ielsc.org.br/web/pt/negocios/show/id/1104

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.