Publicado em: 21/11/2016

Projeto Felinos do Aguaí, apoiado pelas Empresas Rio Deserto, recebe Prêmio Ser Humano SC 2016


Projeto Felinos do Aguaí, apoiado pelas Empresas Rio Deserto, recebe Prêmio Ser Humano SC 2016


O projeto de conservação ambiental Felinos do Aguaí, desenvolvido em parceria com as Empresas Rio Deserto, recebeu o Prêmio Ser Humano SC 2016, na categoria Cases Socioambientais. O case inscrito foi nomeado “Instituto Felinos do Aguaí: 10 anos pesquisando para educar”. A premiação aconteceu na noite de quinta-feira, 17, na Associação Empresarial de Joinville. O evento é realizado todos os anos e promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH – Seccional Santa Catarina.

A 9ª edição do prêmio teve o tema “Conexões que Valorizam e Geram Resultados” e recebeu a inscrição de 120 projetos. Destes, 104 foram avaliados e 45 premiados. Na categoria Cases Socioambientais, na qual estava inscrito o case do Instituto Felinos do Aguaí, foram premiados 15 projetos. Dentre os critérios de avaliação, destaque para apresentação, aplicabilidade, inovação, conteúdo e resultados. Para que os trabalhos fossem classificados e premiados, era necessário atingir percentual igual ou superior a 85% na média geral dos critérios de avaliação. O projeto inscrito pelo Instituto Felinos do Aguaí atingiu média geral de 97%.

A bióloga e coordenadora do projeto, Michele Ribeiro Luiz, destaca que o Prêmio Ser Humano SC 2016 representa a coroação dos dez anos de existência do Instituto Felinos do Aguaí. “É uma instituição que, incansavelmente, busca preservar a Reserva Biológica do Aguaí, abrigo de importantes espécies animais ameaçadas de extinção”, salienta. Segundo ela, o apoio das Empresas Rio Deserto é fundamental. “É uma união de esforços para garantir a conservação dos recursos naturais da região carbonífera sul catarinense e contribuir para o desenvolvimento socioambiental das comunidades locais e da sociedade como um todo, oportunizando conhecimento e educação”, afirma.

Felinos do Aguaí

O projeto Instituto Felinos do Aguaí existe desde 2006 e é voltado à defesa do meio ambiente, com ênfase para a conservação de áreas protegidas, fundamentais para a proteção de felinos silvestres. O trabalho realizado na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, no sul catarinense, já permitiu catalogar diversas espécies da fauna e da flora, bem como identificar a existência de felinos como a jaguatirica (Leopardus pardalis) e o leão baio (Puma concolor).

A educação ambiental também é trabalhada pelo projeto Felinos do Aguaí, tanto com as crianças que estudam nas escolas das cidades nos arredores da reserva, quanto com os moradores de comunidades vizinhas.

Além desta premiação no Prêmio Ser Humano SC 2016, o Instituto Felinos do Aguaí já foi premiado outras quatro vezes. Em 2009, recebeu o prêmio nacional Von Martius de Sustentabilidade. Também em 2009 recebeu o prêmio catarinense Fritz Muller. Em 2010, as ações do projeto foram reconhecidas pela ADVB/SC. Em 2011, por sua vez, o projeto foi premiado na 18ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, considerada a maior premiação ambiental da região sul do Brasil.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.