Publicado em: 20/09/2011

Projeto Felinos faz recuperação de mata ciliar


Projeto Felinos faz recuperação de mata ciliar


No mês de Julho os alunos do Projeto Proteção de Mananciais visitaram algumas Microbacias da Rebio Aguaí. A próxima etapa da atividade foi construir em sala de aula um painel com a história dos rios.

No município de Treviso, a criançada conheceu os Rios: Ferreira, Thomazo e Mãe Luzia. Já em Siderópolis, os alunos estudaram os rios: Manim, Pio, Kuntz, Mãe Luzia e Jordão. A partir dos dados obtidos na pesquisa com a comunidade foi possível identificar as principais causas que levaram os rios à situação atual. As informações foram organizadas em tópicos de acontecimentos mais importantes. Primeiro foi analisado uma linha de tempo, de 20 anos atrás até hoje.

O próximo passo foi discutir o que provavelmente acontecerá com o rio no futuro, a partir das ações que o degradam ou conservam. Em seguida, cada grupo escreveu as ideias, de forma simplificada, no lugar correspondente ao futuro provável do rio. Posteriormente, foi refletido sobre o que o grupo gostaria que acontecesse com o rio no futuro.

Como seria o rio ideal e como as pessoas se relacionariam com ele. Na seqüência cada grupo dispôs as ideias, de forma simplificada, no lugar correspondente ao futuro preferível do rio. Finalmente, foram comparadas as duas linhas do futuro para refletir sobre quais atitudes devem ser mudadas e quais ações realizadas para garantir um futuro ideal para os rios. Como resultado desta atividade foi realizado no município de Siderópolis um multirão para recuperar uma área de mata ciliar.

As mudas de árvores nativas foram doadas pelas Empresas Rio Deserto. A mata ciliar é uma área de preservação permanente, que segundo o Código Florestal (Lei n 4.771/65) deve-se manter intocada. Toda a vegetação natural, arbórea ou não, presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada. Para realizar esta atividade com os alunos, o Projeto Felinos do Aguaí contou com a participação da FATMA e da Secretaria de Meio Ambiente do município. A ideia agora é monitorar esta área para garantir a recomposição florestal.

Fonte: www.felinosdoaguai.com

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.