Puma concolor é avistado na Reserva do Aguaí


Puma concolor é avistado na Reserva do Aguaí


Pesquisadores da Reserva Biológica do Aguaí comemoram o registro de uma espécie rara, o Puma concolor, o popular Leão Baio. No mundo se encontram 38 espécies de felinos. No Brasil se tem 10 espécies e na reserva podem ser encontradas cinco, e um deles é o puma.
O Leão Baio macho, ou Puma Concolor, foi avistado e gravado em uma das câmeras com sensor de movimento, numa área elevada da mata, a mais de mil metros. O animal está sendo monitorado há mais de seis meses pelo Instituto Felinos do Aguaí.
De acordo com a bióloga e coordenadora do Instituto Felinos do Aguaí, Micheli Ribeiro Luiz, o puma é o mamífero de maior distribuição territorial. “É possível encontrar espécimes do leão baio desde o Canadá até o extremo sul do continente americano”, afirma Micheli. Em dezembro, os especialistas já monitoraram um outro animal. Animal de hábitos noturnos, ele caça do crepúsculo ao amanhecer, normalmente se encontra com outros indivíduos da espécie somente para reprodução, onde são gerados de três a quatro filhotes.
A preocupação da bióloga é com a preservação da reserva e a qualidade de vida dos animais. Muitos caçadores acabam abatendo as presas do leão baio, o que pode levar o animal a procurar algum animal doméstico para sua alimentação. A Reserva Biológica do Aguaí é considerada a segunda maior unidade de conservação do Estado de Santa Catarina, atrás apenas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Para cuidar mais da reserva, o Instituto, Unisul e a ONG Panthera pretendem, a partir de agosto, capturar os felinos da região a fim de inserir um colar de monitoramento nos animais para saberem quais seus hábitos e os locais por onde passam.
“Para a preservação da espécie o que se deve fazer é preservar o ambiente onde vivem, respeitando a floresta onde se encontram e não invadindo os locais de preservação ambiental” ressalta a bióloga.

foto-site

Fonte: Portal Satc

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Fique tranquilo, não enviaremos spam.