Publicado em: 31/01/2012

Rio Deserto investe em Educação Sustentável – Formação de Agentes Ambientais Mirins


Rio Deserto investe em Educação Sustentável – Formação de Agentes Ambientais Mirins


Buscando promover e organizar experiências educativas nos municípios que abrangem a Reserva do Aguaí, o Projeto Felinos do Aguaí, através do Programa de Educação Sustentável realiza em 2012 o primeiro curso de Formação de Agentes Ambientais Mirins, a fim de proporcionar conhecimento e habilidades práticas para a comunidade participar responsável e eficazmente na conservação dos recursos naturais. O curso será realizado no interior do município de Treviso, na comunidade da Guanabara, localizada aos pés da serra.

A Formação de Agentes Ambientais Mirins será oferecida para jovens do ensino fundamental e médio, matriculados na rede pública, com o objetivo de prepará-los para atuarem na condução de visitantes em áreas de proteção ambiental contribuindo para a melhoria do meio em que vivem.

O curso será extraclasse e ocorrerá quinzenalmente ao longo do ano através de palestras, dinâmicas de grupo, leituras, observações e saídas de campo, que irá apresentar aos jovens, o universo dos pesquisadores, a forma e a importância deste trabalho.

Como resultado desta experiência, os jovens serão instruídos a elaborar um projeto ambiental que proponha iniciar uma ação ambiental, preventiva, participativa e recuperadora em nível local, que permita fortalecer a gestão ambiental no âmbito da sustentabilidade.

Com uma formação teórica e prática, o Agente Ambiental Mirim estará preparado para desenvolver processos de preservação, fiscalização e gestão ambiental na comunidade correspondente, contribuindo para cada vez mais integrar a sociedade ao meio ambiente e à sua própria história.

Além da capacitação dos agentes, serão estabelecidas parcerias que representam um resultado importante no que concerne aos ganhos para o amadurecimento de uma gestão participativa no Plano de Manejo da Reserva do Aguaí.

Educação Sustentável

Texto e fotos: Micheli Ribeiro Luiz

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.