Publicado em: 08/08/2011

Rio Deserto recebe Prêmio Expressão de Ecologia


Rio Deserto recebe Prêmio Expressão de Ecologia


Maior premiação ambiental da região sul do Brasil, o Prêmio Expressão de Ecologia será entregue nesta sexta-feira, na Fiesc, em Florianópolis, e tem entre as vencedoras empresas sediadas na região. Eliane Revestimentos e Empresas Rio Deserto estão nesta lista.

O produto que levou a Eliane ao ranking das ganhadoras é o Ecocement, primeiro revestimento de parede ecológico do Brasil. Junto com o Ecostone, integra a linha de produtos sustentáveis da Eliane, desenvolvida para reduzir desperdícios, reaproveitar materiais e economizar recursos naturais. O produto reaproveita 20% da matéria-prima no processo produtivo, equivalendo a reutilização de 10.800 quilos de material gerado pela quebra crua e seca por mês. Além disto, 100% de água utilizada no processo de preparação da massa é reaproveitada. O percentual corresponde a toda água utilizada no processo de moagem, incluindo a lavação do setor e dos equipamentos, evitando a retirada de 19 mil litros de água por mês de mananciais a cada produção de três mil metros quadrados de produtos da série. O produto é certificado pelo órgão alemão BRTÜV, credenciado pelo Inmetro para atuar nas áreas de certificação de sistemas de gestão da qualidade, gestão ambiental e de produtos.

Já a Rio Deserto foi condecorada na categoria Conservação da Vida Silvestre pelo projeto “Conhecendo os Animais Silvestres da Rebio”: Reserva Biológica do Aguaí, um trabalho de educação ambiental realizado em parceria com a ONG Felinos do Aguaí.

Iniciado em 2006 pela bióloga Michele Ribeiro Luiz e pelo fotógrafo José Carlos dos Santos Júnior, o projeto Felinos do Aguaí passou a identificar a presença de felinos silvestres na área chamada Reserva do Aguaí, contribuindo para a preservação da rica biodiversidade característica da Serra Geral.

Além das pesquisas na Reserva do Aguaí, o projeto inclui um amplo trabalho de educação ambiental. O programa é baseado na Ecopedagogia e leva para as salas de aula todas as informações levantadas na pesquisa. Deste modo, o projeto promove a cultura da conservação do meio ambiente por meio de ações realizadas através de palestras, projetos ambientais sustentáveis e uma multiplicidade de técnicas de sensibilização e diálogo que envolva as pessoas na conservação dos ecossistemas e na valorização da cultura local. Desenvolvido atualmente unicamente com o apoio das Empresas Rio Deserto, tanto na área de pesquisas como na de educação ambiental, o projeto Felinos do Aguaí já foi reconhecido pelos prêmios Troféu Fritz Müller e Von Martius de Sustentabilidade, em 2009, Empresa Cidadã, em 2010, e agora o Prêmio Expressão de Ecologia.

Na edição 2010 o Prêmio Expressão de Ecologia, conferido pela editora Expressão, avaliou 153 projetos dos quais 35 foram vencedores. Além do Prêmio Expressão de Ecologia, a Eliane recebe na cerimônia outra premiação: o Certificado de Sustentabilidade, também conferido pela editora Expressão. A empresa está entre as 10 da região que obtiveram melhor desempenho nos Indicadores Ethos, e foi contemplada nos temas Público Interno e Consumidores e Clientes. O engenheiro ambiental Wladimir Nunes representará a Eliane no evento.

Informações de Lene de Costa | Alfa Comunicação.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.