Publicado em: 04/03/2020

Segurança: “Linhas de Vida” fixas são instaladas nas unidades da Rio Deserto


Segurança: “Linhas de Vida” fixas são instaladas nas unidades da Rio Deserto


Com o intuito de facilitar a execução de atividades em altura, estão sendo instalados, nas unidades da Rio Deserto, dispositivos fixos para ancoragem de equipamentos de segurança, as conhecidas “Linhas de Vida”. A obra já está concluída na estrutura do Carburante, no Complexo Industrial, localizado em Urussanga (SC), e na Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, em Treviso (SC). O objetivo é expandir a regularização para as estruturas da empresa com mais acesso e risco.

O técnico de segurança do trabalho da Rio Deserto, Fernando Gerondina Leonardo, especialista em trabalho em altura, afirma que atividades comuns como trocar lâmpadas, realizar reparos em paredes, telhados, instalações elétricas e outras, geralmente possuem riscos elevados de quedas e, por isso, a necessidade da prevenção. “Importante salientar que toda intervenção em estrutura deve ser elaborada e instalada por empresa e profissionais qualificados e, ainda, que toda atividade executada acima de dois metros é considerada trabalho em altura”, explica.

Norma Regulamentadora NR 35

A Norma Regulamentadora NR 35 (Trabalho em Altura), criada, divulgada e fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, descreve várias orientações quanto aos riscos e obrigações para garantir a segurança e preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores e terceiros envolvidos direta e indiretamente nas atividades em altura. Os procedimentos requerem um cuidado especial, já que cada atividade e/ou ambiente possui características diferentes (tipo de estrutura, resistência dos materiais, telhado, atividades próximas…). Entre as principais medidas práticas adotadas, destaque para a instalação de meios de acesso, pontos de ancoragem e linhas de vida para movimentação.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.