01
ago

2019

Teatro apresentado por colaboradores da Rio Deserto sensibiliza participantes da CIPAMIN

TAGS:

IMG_7313

Um teatro apresentado por colaboradores da Rio Deserto marcou o fechamento do 19º Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN), realizado de quarta a sexta-feira, 24 a 26 de julho, na Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC). O evento reuniu cerca de 100 mineiros, representantes das carboníferas da região de Criciúma, além de representantes da Comissão Regional do Setor Mineral (CRSM) e bombeiros. A CIPAMIN é realizada anualmente com o intuito de difundir boas práticas de segurança e saúde, bem como de preparar os membros das CIPA´s para uma atuação proativa.

O teatro “Seja prudente. Sua família não quer você ausente!”, foi apresentado pelos colaboradores Daniel Conti, Diego da Silva Demétrio, Leandro de Jesus Luiza, Paulo Sergio da Rosa e Tairine da Silva Motta, da Unidade de Extração Mina 101, localizada em Içara (SC), e pela colaboradora Raquel Rodrigues Termehr, do Complexo Industrial, localizado em Urussanga (SC). O engenheiro de segurança do trabalho da Unidade de Extração Mina 101, Rafael Bortolotto, foi o idealizador da apresentação.

Na história encenada, mineiros aparecem conversando e se preparando para mais um dia de trabalho em subsolo. Eles vão para a função sem muita preocupação com o uso de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual). Depois, reaparecem em cena com a saúde prejudicada e lamentando por não terem seguido as orientações de proteção e segurança. Neste momento, de surpresa, filhos de colaboradores que estão atuando no teatro entram em palco, causam comoção e reforçam o quanto esperam que os pais se cuidem no trabalho, sempre retornando para casa com saúde. O teatro garantiu sorrisos e também emocionou a plateia.

Uma das participantes, a técnica em segurança da Unidade de Extração Mina 101, Tairine da Silva Motta, explica que o objetivo foi conscientizar os cipeiros quanto à importância da prevenção de acidentes no trabalho, à valorização da vida e ao zelo pela família. “Foi uma demonstração de que os procedimentos e normas de segurança devem ser cumpridos, pois a prevenção de acidentes é um dever”, disse.

TAGS:

fb-like
fb-share