Publicado em: 01/08/2019

Teatro apresentado por colaboradores da Rio Deserto sensibiliza participantes da CIPAMIN


Teatro apresentado por colaboradores da Rio Deserto sensibiliza participantes da CIPAMIN


Um teatro apresentado por colaboradores da Rio Deserto marcou o fechamento do 19º Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN), realizado de quarta a sexta-feira, 24 a 26 de julho, na Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC). O evento reuniu cerca de 100 mineiros, representantes das carboníferas da região de Criciúma, além de representantes da Comissão Regional do Setor Mineral (CRSM) e bombeiros. A CIPAMIN é realizada anualmente com o intuito de difundir boas práticas de segurança e saúde, bem como de preparar os membros das CIPA´s para uma atuação proativa.

O teatro “Seja prudente. Sua família não quer você ausente!”, foi apresentado pelos colaboradores Daniel Conti, Diego da Silva Demétrio, Leandro de Jesus Luiza, Paulo Sergio da Rosa e Tairine da Silva Motta, da Unidade de Extração Mina 101, localizada em Içara (SC), e pela colaboradora Raquel Rodrigues Termehr, do Complexo Industrial, localizado em Urussanga (SC). O engenheiro de segurança do trabalho da Unidade de Extração Mina 101, Rafael Bortolotto, foi o idealizador da apresentação.

Na história encenada, mineiros aparecem conversando e se preparando para mais um dia de trabalho em subsolo. Eles vão para a função sem muita preocupação com o uso de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual). Depois, reaparecem em cena com a saúde prejudicada e lamentando por não terem seguido as orientações de proteção e segurança. Neste momento, de surpresa, filhos de colaboradores que estão atuando no teatro entram em palco, causam comoção e reforçam o quanto esperam que os pais se cuidem no trabalho, sempre retornando para casa com saúde. O teatro garantiu sorrisos e também emocionou a plateia.

Uma das participantes, a técnica em segurança da Unidade de Extração Mina 101, Tairine da Silva Motta, explica que o objetivo foi conscientizar os cipeiros quanto à importância da prevenção de acidentes no trabalho, à valorização da vida e ao zelo pela família. “Foi uma demonstração de que os procedimentos e normas de segurança devem ser cumpridos, pois a prevenção de acidentes é um dever”, disse.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.