Publicado em: 03/03/2017

Tecnologia será aliada do Instituto Felinos do Aguaí para armazenar dados da fauna silvestre


Tecnologia será aliada do Instituto Felinos do Aguaí para armazenar dados da fauna silvestre


As pesquisas e estudos feitos na Reserva Biológica Estadual do Aguaí devem ganhar um novo aliado neste ano: o software FaunaSoft. O sistema servirá como um banco de dados onde ficarão armazenadas as informações de espécies animais encontradas na área de preservação. A novidade está sendo desenvolvida por pesquisadores do Instituto Felinos do Aguaí, que tem o apoio das Empresas Rio Deserto.

A ideia de desenvolver o software, segundo o pesquisador Junior Santos, surgiu da necessidade de um banco de dados da fauna silvestre da reserva, bem como de obter informações científicas de forma rápida. “Ao desenvolver o FaunaSoft, o objetivo é criar um local de consultas onde será possível acessar informações como nome, classificação e distribuição das espécies”, sublinha. Além disso, segundo ele, o sistema também permitirá fazer buscas específicas por determinados períodos e comparativos com outros anos. “A tecnologia atenderá uma série de demandas, que incluem o arquivamento de dados, a geração de gráficos, dados estatísticos e informações para posteriores pesquisas”, salienta.

 

Sistema contribuirá na definição de estratégias de preservação ambiental

Pelo fato de manter registros sobre a fauna silvestre, o FaunaSoft, segundo o pesquisador Junior Santos, também será essencial para a definição de estratégias de preservação da biodiversidade da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. “O sistema passará por testes a partir deste mês de março. Será um grande banco de dados unificado com as universidades, ONG´s e Fundação do Meio Ambiente (FATMA), o qual permitirá que informações sobre a fauna silvestre sejam depositadas e compartilhadas, contribuindo na gestão da Reserva Biológica”, explica. Segundo ele, o desenvolvimento do software é também o passo inicial para permitir a participação da comunidade científica em uma rede muito mais ampla.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.