Publicado em: 22/03/2012

Valorização e Conservação dos Recursos Naturais


Valorização e Conservação dos Recursos Naturais


Em 2011, o Instituto Felinos do Aguaí desenvolveu um projeto educacional voltado para a conservação dos mananciais e a proteção da fauna. Durante o projeto os alunos do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Miguel Lazzarin realizaram a Recomposição da Mata Ciliar da Micro Bacia do Rio Mãe Luzia, no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. Visando dar uma seqüência na atividade, este ano foi feito o manejo da área, que foi batizada pelos estudantes de Jardim Miguel Lazzarin.

Como o dia 21 e 22/03 se celebram o dia Internacional das Florestas e da Água, os alunos iniciaram as atividades apresentando uma poesia conscientizando a comunidade sobre a dependência da vida com a existência da água. A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção dos recursos hídricos.

Na atividade de manejo, os participantes receberam orientações do Engenheiro Ambiental das Empresas Rio Deserto, João Hector, que ensinou a turma algumas técnicas de preservação florestal, como por exemplo, a função da cobertura morta que consiste em cobrir a superfície das plantas com uma camada de matéria orgânica, formando uma camada protetora sobre o solo.

A recuperação desta área irá trazer benefícios muito significativos sob vários aspectos, como controlar a erosão na margem do curso d’ água, evitando o assoreamento do manancial; manter a qualidade da água e auxiliar na proteção da fauna local. Durante o manejo foi encontrado na área recuperada fezes de mamíferos, o que indica que os animais estão voltando a utilizar este ambiente e ao mesmo tempo contribuindo para a dispersão de sementes na natureza.



Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.