PROGRAMAS


Caminhos & Escolhas

Criado em 2016, por meio do Programa de Inovação e Qualidade (PIQ), o projeto Caminhos & Escolhas é voltado à orientação profissional. O propósito é auxiliar os colaboradores e/ou filhos de colaboradores a definirem com mais segurança a profissão que pretendem seguir e o curso técnico ou de graduação mais condizente com suas habilidades e preferências, coerentes com suas reais aspirações, seus valores e seu projeto de vida. A orientação é destinada aos que estão concluindo o ensino médio, nas escolas públicas ou privadas, ou frequentando curso pré-vestibular.

Desenvolvimento e Formação de Líderes

Semanalmente, durante três meses do ano, ocorrem encontros do Programa Desenvolvimento e Formação de Líderes. Visando desenvolver conhecimento e competências, o projeto promove oportunidades para que os colaboradores possam explorar suas potencialidades e habilidades de liderança.

Ouvir para Evoluir

Unindo todas as unidades produtivas, o Ouvir para Evoluir tem a finalidade de conhecer a satisfação dos colaboradores sobre as práticas realizadas na empresa e o ambiente de trabalho. Por meio desse programa é possível expor opiniões e sugestões de melhorias, assim como é viável que lideranças se envolvam com suas equipes para apresentar satisfações e insatisfações.

Programa de Estágio Rio Deserto

Com o Programa de Estágio, as Empresas Rio Deserto têm a intenção de oferecer aos jovens a oportunidade de complementarem o ensino da formação acadêmica através de experiência prática. Os participantes do projeto ainda têm a chance de aperfeiçoar suas técnicas, o conhecimento cultural e científico, bem como o relacionamento com os outros colaboradores.

O programa é reconhecido em nível estadual e nacional. Desde 2012, unidades das Empresas Rio Deserto estão sendo premiadas com o Prêmio Santa Catarina pela Educação, na categoria Melhores Práticas de Estágio, dentre as organizações de Microempresa, Pequeno e Médio Porte. Pela primeira vez, em 2016, as Empresas Rio Deserto receberam o Prêmio IEL de Melhores Práticas de Estágio, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi.

Qualidade de Vida e Saúde

Com intuito de desenvolver campanhas, as Empresas Rio Deserto mantêm o programa Qualidade de Vida e Saúde, por meio de exames laboratoriais, testes rápidos e vacinas. Todos os anos são oferecidas vacinas contra a gripe H1N1 aos colaboradores que tenham interesse.

PROJETOS


Em quase 100 anos de história, as Empresas Rio Deserto sempre mantiveram ações voltadas à solidariedade, não apenas nas comunidades onde as unidades estão inseridas, mas em toda a região. A responsabilidade socioambiental pode ser identificada em atividades culturais, educativas e sociais.

Associação Beneficente Semeando Vida

As Empresas Rio Deserto mantêm, há três anos, um apoio mensal à Associação Beneficente Semeando Vida. O projeto, criado em 2008, incentiva a educação de crianças carentes por meio da música e de esportes como futebol e vôlei. A ação atende aproximadamente 90 crianças, com idade entre 8 e 16 anos, moradoras dos bairros Ana Maria, Vida Nova, Cristo Redentor e Loteamento Girassóis, do município de Criciúma (SC).

Campanha do Agasalho

Todos os anos as Empresas Rio Deserto mobilizam seus colaboradores para a realização da “Campanha do Agasalho”. A ação, que ocorre no mês de maio, tem o objetivo de arrecadar doações de agasalhos, calçados e cobertores para entidades e famílias carentes das comunidades onde as unidades estão inseridas.

Felinos do Aguaí

O Projeto felinos do Aguaí, desenvolvido em parceria com as Empresas Rio Deserto, existe desde 2006 e é voltado à defesa do meio ambiente na região carbonífera sul catarinense, com ênfase para a conservação de áreas protegidas, fundamentais para a proteção de felinos silvestres.

O Projeto Felinos do Aguaí já foi premiado cinco vezes. A mais recente foi em novembro de 2016, quando recebeu o Prêmio Ser Humano SC, na categoria Cases Socioambientais. Em 2009, o projeto foi condecorado com o prêmio nacional Von Martius de Sustentabilidade. Também em 2009 recebeu o prêmio catarinense Fritz Müller.

Em 2010, as ações do projeto foram reconhecidas pela ADVB/SC. Em 2011, por sua vez, o projeto foi premiado na 18ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, considerada a maior premiação ambiental da região sul do Brasil. Além das premiações, o Projeto Felinos do Aguaí também já foi pauta do programa Globo Repórter, da Rede Globo, sendo a matéria exibida para todo o Brasil em 2009.

Atualmente, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí compreende uma área de quase 8 mil hectares, e está localizada em território nos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Morro Grande, e também confronta-se com o município de Bom Jardim da Serra.

Em julho de 2016, pesquisadores da Reserva Biológica Estadual do Aguaí conseguiram um registro de uma espécie rara, o Puma concolor, popularmente chamado de Leão Baio. No brasil, existem 10 espécies, das quais cinco podem ser encontradas na reserva e uma delas é o puma.

Içara Mais Doce

Desde 2010, as Empresas Rio Deserto mantêm uma parceria com a Associação de Apicultores de Içara (API). O projeto tem o intuito de estimular a produção de mel por meio de plantações de eucaliptos melíferos e, com isso, fortalecer a economia da região com a comercialização e divulgação do produto. A parceria se concretizou por meio da doação de 50 mil mudas de eucaliptos melíferos.

Judecri

Com mais de 30 anos de existência, a Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma (Judecri) luta pelos direitos das pessoas com deficiência e busca a inclusão social por meio da cultura, esporte e lazer. Além de contribuir com os 200 associados, a entidade também auxilia deficientes físicos não associados. Com apoio mensal, as Empresas Rio Deserto contribuem para a manutenção da entidade.

Leite Solidário

O projeto Leite Solidário existe desde 2005, sendo que todos os meses, cada colaborador das Empresas Rio Deserto recebe 24 litros de leite e pode optar por doar uma parte. A quantidade doada pelos colaboradores é duplicada pela empresa. Assim, se em um mês os colaboradores doarem 100 litros de leite, por exemplo, a empresa doa mais 100, sendo possível atender até mais de uma instituição por mês. Nos últimos cinco anos, foram doados mais de 12 mil litros de leite.