Publicado em: 30/03/2020

Rio Deserto recebe selo de Empresa Signatária 2020 do Movimento Nacional ODS SC


Rio Deserto recebe selo de Empresa Signatária 2020 do Movimento Nacional ODS SC


A Rio Deserto recebeu, neste mês de março, o selo de Empresa Signatária 2020 do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina. O selo atesta que a empresa vem incorporando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos seus negócios, realizando diversas ações práticas que impulsionam o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades onde está inserida. Com a conquista, a Rio Deserto teve direito ao voto na eleição para a Coordenação Estadual e Conselho Fiscal do Movimento, bem como está apta a participar do Prêmio ODS Santa Catarina.

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social, sem fins econômicos, constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos catarinenses, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Visa, também, cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), durante a 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York.

Ao todo, em Santa Catarina, são mais de 500 signatários, entre pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público, que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. A Rio Deserto é a primeira carbonífera do Sul de Santa Catarina a se tornar Empresa Signatária do Movimento Nacional ODS SC. A empresa agora passa a utilizar o selo em diversos materiais e documentos, como Relatório de Sustentabilidade, ofícios, e-mails, site e outros.

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. Enfim, os ODS são o núcleo da Agenda e deverão ser alcançados até o ano 2030.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivo 1 – Erradicação da pobreza – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2 Fome zero e agricultura sustentável – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3 – Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4 – Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5 – Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6 – Água potável e saneamento – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 7 – Energia acessível e limpa – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8 – Trabalho descente e econômico – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9 – Indústria, inovação e infraestrutura – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10 – Redução das desigualdades – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11 – Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12 – Consumo e produção responsáveis – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Objetivo 14 – Vida na água – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15 – Vida terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16 – Paz, justiça e instituições eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17 – Parcerias e meios de implementação – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.