Publicado em: 22/09/2020

Campanha de Setembro ODS SC: ações da Rio Deserto que atendem aos objetivos 12 e 15


Campanha de Setembro ODS SC: ações da Rio Deserto que atendem aos objetivos 12 e 15


A Rio Deserto está incorporando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos negócios, realizando ações práticas que impulsionam o desenvolvimento de forma sustentável e o bem-estar das comunidades onde está inserida. A divulgação das atividades faz parte da Campanha de Setembro, do Movimento Nacional ODS SC, que teve início no começo do mês, com o tema “O futuro está sendo criado…Agora”, ressaltando a importância de todos agirem em prol da sustentabilidade e mobilizando os signatários a mostrarem as iniciativas.

Conheça as ações da Rio Deserto que atendem aos objetivos 12 e 15

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

A Rio Deserto tem reduzido significativamente o impacto ambiental em suas áreas de atuação, inclusive com especial atenção à qualidade do solo, da água e do ar, gestão de resíduos e outros. Recupera e revitaliza áreas degradadas pela extração de carvão. Prova disso, são os grandes investimentos feitos todos os anos. Todo o valor investido pela empresa em áreas impactadas pela mineração já resultou em condições ambientalmente sustentáveis. Algumas dessas áreas, hoje, servem como espaços públicos verdes seguros, participativos, inclusivos e acessíveis a toda população.

ODS 15 – Vida terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade

Com um setor específico responsável por elaborar estudos, identificar medidas preventivas e inovações nos processos, a Rio Deserto utiliza métodos de recuperação e revitalização ambiental de áreas degradadas pela extração de carvão. A empresa também mantém a conservação e preservação de áreas de mata nativa nas cidades de Orleans e Siderópolis, no Sul Catarinense.

Além disso, a Rio Deserto apoia projetos de proteção a espécies animais e vegetais que sofrem sérios riscos de extinção, bem como mobiliza recursos para a implementação da gestão sustentável das florestas, detendo o desmatamento e aumentando substancialmente o florestamento e o reflorestamento.

Atendendo ao ODS 15, a Rio Deserto também mantém, desde 2006, o Projeto Felinos do Aguaí, e desde 2010, o Projeto Içara Mais Doce. Realiza atividades, portanto, de forma a assegurar a economia, o meio social e ambiental equilibrados.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.