Publicado em: 25/06/2020

Brigadistas e colaboradores da Rio Deserto participam de treinamento sobre barragens de mineração


Brigadistas e colaboradores da Rio Deserto participam de treinamento sobre barragens de mineração


Brigadistas e colaboradores da Rio Deserto participaram, no dia 28 de maio, de treinamento sobre Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM) e simulado de rompimento de barragem. A capacitação aconteceu na Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, localizada em Treviso (SC), e foi ministrada pelo engenheiro ambiental, Felipe Medeiros Bertoncini, e pelo engenheiro de minas, Samuel Henrique de Andrade Campos. Integrantes da Defesa Civil de Criciúma também acompanharam o treinamento.

O objetivo, segundo Bertoncini, foi avaliar e reforçar as ações dos colaboradores e brigadistas de acordo com o PAEBM. “Foi um treinamento teórico e prático sobre as situações de emergência que podem ocorrer em uma barragem, bem como as ações a serem realizadas em cada situação”, explica. Segundo ele, ainda foram feitas orientações quanto aos dois pontos de encontro, montados em áreas seguras, fora das ZAS (Zonas de Autossalvamento).

A importância dos monitoramentos realizados na Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, também foi destaque durante o treinamento. “Para garantir a segurança estrutural da barragem, avaliamos os monitoramentos visuais, a leitura dos piezômetros, os marcos topográficos e o nível eletrônico d´água, bem como o Fator de Segurança dos taludes, que condicionam a operação segura da estrutura”, ressalta Samuel.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.