Publicado em: 13/06/2019

Campanha Antitabagismo, realizada na Rio Deserto, destacou os “10 passos para parar de fumar”


Campanha Antitabagismo, realizada na Rio Deserto, destacou os “10 passos para parar de fumar”


Os “10 passos para parar de fumar”, dispostos no Portal do Ministério da Saúde, foram tema da Campanha Antitabagismo realizada na Rio Deserto no final do mês de maio, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco. A exposição do assunto aos colaboradores aconteceu no espaço destinado ao Diálogo Diário de Saúde e Segurança (DDSS), nos turnos de entrada da Unidade de Extração Mina 101 (Içara/SC), Unidade de Extração Mina Cruz de Malta (Treviso/SC) e Unidade Metalúrgica (Siderópolis/SC).

A assistente de saúde do trabalho, Danieli Lara Büttenbender, que fez a exposição do tema, explica que o objetivo foi apresentar informações e dicas importantes para as pessoas que desejam parar de fumar. “O número de colaboradores fumantes na Rio Deserto é relativamente baixo. Assim, por meio da abordagem, procuramos auxiliar aqueles que não fumam, mas que convivem com fumantes, para que estimulem as pessoas a deixarem o hábito”, disse.

Durante a campanha, também foram consultados os coordenadores estaduais do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, e disponibilizados os contatos aos colaboradores interessados em participar de tratamento e de grupos de apoio oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito municipal/regional. “Ao abordar o tema, o foco foi estimular a troca do hábito de fumar por hábitos saudáveis, que promovam qualidade de vida, como atividades físicas”, explica Danieli.

 
Confira os 10 passos para parar de fumar

1. Tenha determinação
2. Marque um dia para parar
3. Corte os gatilhos do fumo
4. Escolha um método
5. Escolha substitutos saudáveis
6. Livre-se das lembranças do cigarro
7. Busque o apoio de amigos e familiares
8. Escolha a melhor alimentação
9. Procure apoio médico
10. Troque experiências em um grupo de apoio

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.