Publicado em: 27/03/2018

Empresas Rio Deserto receberão dois títulos no 20º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira


Empresas Rio Deserto receberão dois títulos no 20º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira


Dois projetos desenvolvidos por colaboradores das Empresas Rio Deserto serão premiados no 20º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira.  O evento de premiação acontecerá no dia 15 de maio, em Belo Horizonte/MG. Um dos trabalhos contemplados foi o projeto “Proteção do Eixo Excêntrico”, elaborado por colaboradores da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, localizada em Treviso. O outro projeto premiado, “Adaptação no Suspiro do Tanque no Minerador Contínuo”, foi elaborado por colaboradores da Unidade de Extração Mina 101, de Içara.

O estudo “Proteção do Eixo Excêntrico” teve a autoria dos colaboradores André Luiz Maravai, André Valentin Zanellato, Clavius Forgiarini Nascimento, Clésio Joaquim Machado e Juliano Rodrigues dos Santos. Já o projeto “Adaptação no Suspiro do Tanque no Minerador Contínuo” foi desenvolvido pelos colaboradores Anderson Antunes, Erick Baschiroto, Gustavo Souza Martins, Jadson Della Vechia, Jonas Meller e Realdo Bittencourt.

Ambos os projetos conquistaram o primeiro lugar no V PIQ – Programa de Inovação e Qualidade das Empresas Rio Deserto, finalizado em novembro de 2017, sendo o projeto da Unidade de Extração Mina 101 na Categoria 1 “Redução de custos, desperdícios, produtividade, inovação/criatividade e qualidade (produto/processos)” e o projeto da Unidade de Extração Cruz de Malta na Categoria 2 “Segurança, saúde e ambiente de trabalho”.

Organizada pela Revista Minérios & Minerales, a premiação tem o objetivo de divulgar, anualmente, as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil. As Empresas Rio Deserto também já foram premiadas outras vezes no Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira. As conquistas revelam a atenção da organização voltada às melhorias de processos.

A coordenadora da gestão da qualidade das Empresas Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani, destaca que a premiação dos projetos fortalece o reconhecimento do trabalho em equipe. “Também vem ao encontro dos objetivos do programa, que é incentivar os profissionais a utilizarem ferramentas da qualidade para solucionarem problemas e realizarem melhorias nos processos, no ambiente de trabalho, qualidade, produtividade, inovação, meio ambiente, segurança, educação, redução de custos, desperdícios, entre outros, bem como promover o crescimento do colaborador, proporcionando a evolução da empresa e sociedade, por meio do processo de melhoria contínua”, afirma.

Sobre os projetos premiados

O projeto “Proteção do Eixo Excêntrico” levou em consideração a segurança dos colaboradores. O estudo propôs a instalação de uma proteção no eixo excêntrico das peneiras do circuito de finos do beneficiamento, evitando o risco de acidentes. Para a proteção foram utilizados canos de PVC rígido de alta resistência. A medida, além de evitar acidentes, também facilitou operações como lubrificação, cumprindo Normas Regulamentadoras.

Já o projeto “Adaptação no Suspiro do Tanque no Minerador Contínuo” consiste em unificar os suspiros do tanque hidráulico elevando seu ponto de respiro, a fim de eliminar qualquer vazamento de óleo causado por inclinação do minerador contínuo. Com a melhoria, não houve mais paradas de produção nem danificação de componentes mecânicos por vazamentos ocorridos devido à inclinação do Minerador Contínuo.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.