Publicado em: 17/01/2020

Entrando em Forma: perda de peso e ganhos à saúde marcam 3ª edição do projeto


Entrando em Forma: perda de peso e ganhos à saúde marcam 3ª edição do projeto


A redução de peso corporal e os ganhos à saúde marcaram a 3ª edição do Projeto Entrando em Forma, promovido pelo departamento médico da Rio Deserto. As atividades do Grupo de Emagrecimento Saudável, realizadas em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), iniciaram no dia 28 de agosto e encerraram em 19 de dezembro, totalizando quatro meses de acompanhamento. Ao todo, a 3ª edição contou com 20 inscritos, entre colaboradores e familiares.

O projeto foi composto por quatro encontros realizados em grupo, além de outros individualizados. O primeiro encontro em grupo, com psicóloga, teve o intuito de motivar os participantes para alcançar resultados. No segundo, com a nutricionista, a pauta foi a rotulagem de alimentos e as quantidades de açúcar, sal e óleo recomendadas pelo Ministério da Saúde. O terceiro encontro, com educadora física, destacou informações teóricas e práticas sobre atividade física e frequência cardíaca. No quarto encontro, por sua vez, os participantes foram divididos em dois grupos, sendo desenvolvidas várias receitas na oficina de culinária.

Em cada encontro de grupo também foi realizada a avaliação antropométrica dos participantes, com a aferição de medidas como peso, altura, circunferência do tórax, cintura, quadril, braço (relaxado e contraído) e coxa (para mulheres). Assuntos como a evolução do participante no processo de emagrecimento e as alterações no plano alimentar também foram abordados nos encontros. Teve, ainda, as medições de bioimpedância (balança que mede o percentual de gordura, massa magra, IMC – Índice de Massa Corpórea e água corporal total).

O coordenador de enfermagem do trabalho da Rio Deserto, Edivaldo Sobrinho Velho, afirma que o formato do Projeto Entrando em Forma tem sido atualizado, tendo em vista facilitar a participação das pessoas. Segundo ele, nesta última edição, o grande intuito do grupo esteve focado na qualidade de vida. “Os participantes têm muitos benefícios relacionados à prevenção de diversas doenças como, por exemplo, as cardiopatias e também distúrbios ortopédicos, como lesão em coluna e em joelhos, que costumam acometer muitas pessoas”, disse.

Resultados satisfatórios

Nos resultados da 3ª edição do Projeto Entrando em Forma, destaque para a redução de peso. Juntas, as oito pessoas que finalizaram três ou mais atendimentos, eliminaram 25,3kg, uma perda média de 3,2kg por participante. Além disso, outros ganhos à saúde também foram relatados, como o aumento da autoestima, mais satisfação com o corpo e a saúde, mudança dos hábitos alimentares, redução e/ou exclusão de alimentos processados (refrigerantes, temperos industrializados, alimentos embutidos e farinhas refinadas), aumento da ingestão de água e do consumo de frutas, legumes, verduras, alimentos naturais, orgânicos e integrais. Alguns dos participantes também mencionaram a diminuição de dores, redução de cansaço e mais disposição para as atividades do cotidiano, melhora da qualidade de sono, diminuição da pressão arterial, redução de colesterol e triglicerídeos, entre outros.

O projeto

O Projeto Entrando em Forma é uma iniciativa da Rio Deserto que incentiva a educação alimentar e a prática de atividades físicas, com finalidade à redução de peso corporal de forma orientada, saudável e sustentada, e a melhora da qualidade de vida. A ação é promovida pelo departamento médico da empresa e conduzida por uma equipe multidisciplinar do Sesi (Serviço Social da Indústria) composta por nutricionista, psicóloga e educadora física.

A nutricionista Izabela Cechinel Biela, explica que o Grupo de Emagrecimento Saudável promove a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores. “Ao adquirir novos hábitos alimentares e iniciar a prática de atividades físicas, o trabalhador pode emagrecer de forma saudável e diminuir a chance de desenvolver doenças relacionadas ao sedentarismo e ao excesso de peso”, ressalta.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.