22
ago

2019

Estudantes do Centro Educacional Marista conhecem Unidade de Extração Mina Novo Horizonte, da Rio Deserto

TAGS:

IMG_7401

Estudantes e professores do Centro Educacional Marista, localizado no bairro Renascer, em Criciúma (SC), visitaram, no dia 7 de agosto, a Unidade de Extração Mina Novo Horizonte, da Rio Deserto, que fica próxima à instituição de ensino. O objetivo foi conhecer o processo de extração e beneficiamento do carvão mineral para a produção de energia elétrica.

Durante a visita, conduzida pelo analista de PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção), Reginaldo Manenti, os alunos acompanharam o carregamento do trem, conheceram o pátio operacional da unidade e assistiram a uma apresentação sobre os processos de mineração. Para fechar a tarde de atividades, profissionais da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) falaram com os estudantes sobre a atenção e os cuidados necessários com a linha férrea.

Para Manenti, o interesse e a curiosidade fizeram despertar nos alunos a percepção sobre a importância da visita à unidade extrativa. “As crianças representam o futuro. Então, é importante que elas compreendam a atividade da mineração, que avançou muito em questões tecnológicas, operacionais, ambientais, de segurança, dentre outros aspectos”, disse.

Segundo a coordenadora pedagógica do Centro Educacional Marista, Adriana Pires, a visita à Unidade de Extração Mina Novo Horizonte foi fundamental para mostrar aos alunos como se dá a geração de energia elétrica. “No dia seguinte à visita na Rio Deserto, os alunos também conheceram o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo (SC), compreendendo o ciclo completo do carvão mineral”, explicou.

TAGS:

fb-like
fb-share