Publicado em: 12/01/2018

JANEIRO BRANCO: Conscientização à Saúde Mental


JANEIRO BRANCO: Conscientização à Saúde Mental


Incentivar as pessoas a refletir sobre a saúde mental, as condições emocionais e a qualidade de vida é o grande intuito da Campanha Janeiro Branco. Por isso, durante este mês, os profissionais do departamento de Recursos Humanos, das Empresas Rio Deserto, compartilharão com os colaboradores informações relacionadas ao tema.

O assunto Saúde Mental já foi, inclusive, tema de dissertação de mestrado da colaboradora do setor de Recursos Humanos, Alice Constantino Joaquim. O artigo científico “Saúde Mental em Trabalhadores de Mineração Subterrânea de Carvão” ganhou ainda mais destaque ao ser publicado, no dia 26 de dezembro, na revista internacional “Environmental & Occupational Health”. O estudo foi o primeiro a caracterizar aspectos relacionados à saúde mental e o capital psicológico de mineiros de carvão em atividade subterrânea no país e contou com a participação voluntária dos colaboradores que atuam no subsolo da Unidade de Extração Mina 101, localizada no município de Içara/SC.

O artigo científico “Saúde Mental em Trabalhadores de Mineração Subterrânea de Carvão”, assim como outros estudos já elaborados por colaboradores e estagiários das Empresas Rio Deserto, visam contribuir com a pesquisa para o desenvolvimento da região.

Sobre o artigo “Saúde Mental em Trabalhadores de Mineração Subterrânea de Carvão”

Entendendo que a saúde mental extrapola a simples ausência de transtornos mentais, o estudo caracterizou componentes de saúde mental em 89 trabalhadores de mineração subterrânea de carvão no sul do Brasil. Foi realizado um estudo transversal e nos resultados obtidos, aspectos importantes a considerar nos mineiros de subsolo são a boa qualidade de vida, a baixa prevalência de sintomas depressivos, a boa capacidade de enfrentamento de situações ocupacionais no ambiente organizacional e a boa saúde física dos mineiros, além da nítida inter-relação entre vários desses aspectos. O estudo propõe a ampliação da amostra envolvendo outras minas de carvão na região ou ainda em outras regiões carboníferas do país.

Para saber mais sobre o Janeiro Branco, clique aqui.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.