15
mai

2019

Profissionais da Rio Deserto acompanham lançamento de campanha de valorização do carvão mineral, da FTC

TAGS:

ACIC-768x512

“Sabe por que o carvão mineral é tão importante na sua vida?”. Este é o tema de uma campanha lançada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) na tarde da última segunda-feira, dia 13, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O encontro reuniu representantes de carboníferas da região, profissionais da imprensa e sindicatos dos trabalhadores. A partir de agora, a campanha publicitária poderá ser vista em meios de comunicação como jornais, rádios e TVs, bem como em outdoors e outras formas de mídia com alcance no sul catarinense.

A campanha publicitária foi desenvolvida por uma empresa de Criciúma. “Ao elaborar os materiais, tivemos os objetivos de desmistificar o tema carvão, valorizar o setor e aproximar a população do carvão”, explica um dos envolvidos no desenvolvimento, Jonatha Manique Barreto. Segundo ele, na campanha são mostradas as formas com que o carvão está presente no dia a dia das pessoas. “Criamos um símbolo de forma a gerar empatia e informar a população, cuja mensagem principal é: ‘Carvão Mineral é natural, é atual, é essencial’”, disse.

O diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, sublinha que a campanha publicitária de valorização do carvão tem o intuito de fazer as pessoas refletirem. “O carvão mineral é uma grande riqueza do sul de Santa Catarina. Devemos dissociar a imagem atual do carvão das práticas inadequadas registradas no passado”, justifica.

Para o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancan, o carvão precisa ser bastante valorizado porque está presente constantemente na vida das pessoas. “Nos carros, na tecnologia, em materiais como o cimento utilizado em construções, e em diversos produtos que utilizamos. Estamos falando de um mineral muito importante para o planeta, principalmente para países em desenvolvimento como o Brasil”, enfatiza. Segundo ele, a iniciativa da FTC é muito importante porque informa as pessoas.

Importância do carvão mineral também é destacada por ex-presidente da ACIC

Durante o evento de lançamento da campanha da FTC, o ex-presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), empresário Cesar Smielevski, ressaltou a importância do carvão mineral, destacando números mundiais, nacionais e regionais. “As coisas mudaram. Hoje a extração é consciente. Não podemos mais olhar o carvão como olhávamos no passado”, salienta. Conforme Smielevski, assim como em todos os setores, o carbonífero também tem constantes desafios. “O carvão é essencial para a economia regional e nós precisamos fazer com que a nossa região cresça. Devemos nos unir e trabalhar”, disse.

Em explanação, Smielevski ressaltou que, atualmente, 85% do carvão da região é utilizado para a geração de energia elétrica, sendo que a Usina Jorge Lacerda, localizada no município de Capivari de Baixo, supre 25% da demanda de todo o estado catarinense. No Brasil, 2,18% da energia é gerada por meio do minério. No mundo, esse número chega a 38%. Na região sul de Santa Catarina, a extração de carvão gera 7,2 mil empregos diretos e aproximadamente 29 mil empregos indiretos, abrangendo cerca de 100 mil pessoas.

TAGS:

fb-like
fb-share