Publicado em: 15/05/2019

Profissionais da Rio Deserto acompanham lançamento de campanha de valorização do carvão mineral, da FTC


Profissionais da Rio Deserto acompanham lançamento de campanha de valorização do carvão mineral, da FTC


“Sabe por que o carvão mineral é tão importante na sua vida?”. Este é o tema de uma campanha lançada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) na tarde da última segunda-feira, dia 13, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O encontro reuniu representantes de carboníferas da região, profissionais da imprensa e sindicatos dos trabalhadores. A partir de agora, a campanha publicitária poderá ser vista em meios de comunicação como jornais, rádios e TVs, bem como em outdoors e outras formas de mídia com alcance no sul catarinense.

A campanha publicitária foi desenvolvida por uma empresa de Criciúma. “Ao elaborar os materiais, tivemos os objetivos de desmistificar o tema carvão, valorizar o setor e aproximar a população do carvão”, explica um dos envolvidos no desenvolvimento, Jonatha Manique Barreto. Segundo ele, na campanha são mostradas as formas com que o carvão está presente no dia a dia das pessoas. “Criamos um símbolo de forma a gerar empatia e informar a população, cuja mensagem principal é: ‘Carvão Mineral é natural, é atual, é essencial’”, disse.

O diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, sublinha que a campanha publicitária de valorização do carvão tem o intuito de fazer as pessoas refletirem. “O carvão mineral é uma grande riqueza do sul de Santa Catarina. Devemos dissociar a imagem atual do carvão das práticas inadequadas registradas no passado”, justifica.

Para o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancan, o carvão precisa ser bastante valorizado porque está presente constantemente na vida das pessoas. “Nos carros, na tecnologia, em materiais como o cimento utilizado em construções, e em diversos produtos que utilizamos. Estamos falando de um mineral muito importante para o planeta, principalmente para países em desenvolvimento como o Brasil”, enfatiza. Segundo ele, a iniciativa da FTC é muito importante porque informa as pessoas.

Importância do carvão mineral também é destacada por ex-presidente da ACIC

Durante o evento de lançamento da campanha da FTC, o ex-presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), empresário Cesar Smielevski, ressaltou a importância do carvão mineral, destacando números mundiais, nacionais e regionais. “As coisas mudaram. Hoje a extração é consciente. Não podemos mais olhar o carvão como olhávamos no passado”, salienta. Conforme Smielevski, assim como em todos os setores, o carbonífero também tem constantes desafios. “O carvão é essencial para a economia regional e nós precisamos fazer com que a nossa região cresça. Devemos nos unir e trabalhar”, disse.

Em explanação, Smielevski ressaltou que, atualmente, 85% do carvão da região é utilizado para a geração de energia elétrica, sendo que a Usina Jorge Lacerda, localizada no município de Capivari de Baixo, supre 25% da demanda de todo o estado catarinense. No Brasil, 2,18% da energia é gerada por meio do minério. No mundo, esse número chega a 38%. Na região sul de Santa Catarina, a extração de carvão gera 7,2 mil empregos diretos e aproximadamente 29 mil empregos indiretos, abrangendo cerca de 100 mil pessoas.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.