Publicado em: 19/06/2019

Rio Deserto é homenageada durante solenidade de comemoração dos 75 anos da ACIC


Rio Deserto é homenageada durante solenidade de comemoração dos 75 anos da ACIC


A Rio Deserto e os irmãos gêmeos João e Gabriel Zanette (in memoriam), fundadores da empresa, foram homenageados durante a solenidade de comemoração dos 75 anos de fundação da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O evento de agradecimento foi realizado na sede da instituição na noite desta terça-feira, dia 18, e reuniu ex-presidentes e pessoas que ajudaram a construir a história da associação, bem como empresários, lideranças políticas e público em geral. A Rio Deserto foi representada por um dos administradores, Valcir José Zanette, que também exerce a função de vice-presidente da ACIC, e pelo assessor administrativo, João Gabriel Pagnan Zanette.

O presidente da associação, Moacir Dagostin, ressaltou a gratidão por todos aqueles que contribuíram com a trajetória da organização. “Temos uma base sólida, fruto de pessoas que doaram seu tempo, conhecimento e experiências para que a ACIC se tornasse uma das maiores e mais respeitadas associações empresariais do país”, sublinhou. Segundo ele, a ACIC possui a maturidade de 75 anos, mas uma mentalidade jovem que acompanha as mudanças do tempo presente. “Somos uma entidade que se renova a cada tempo, se inova a cada dia e acolhe os desafios”, disse.

Durante a solenidade de comemoração dos 75 anos de fundação da ACIC, cerca de 80 homenagens foram entregues, sendo congratulados ex-presidentes, empresas associadas, patronos, sindicatos empresariais, entidades do associativismo, órgãos de segurança e instituições de ensino.

Também durante a noite de festa, foi lançada uma edição especial da Revista Liderança Empresarial, bem como anunciado o Prêmio ACIC Empresário do Ano. A divulgação do regulamento será nos próximos dias, para que os associados possam participar.

Ações focadas no desenvolvimento

Em mais de sete décadas de existência, a ACIC levantou bandeiras fundamentais para o desenvolvimento econômico regional. Recentemente, por exemplo, a entidade teve participação essencial para que obras como a Via Rápida e o Anel de Contorno Viário de Criciúma saíssem do papel. Também com persistência, recebeu o aval do governador do Estado, Carlos Moisés, durante o Fórum Parlamentar Catarinense, ocorrido na própria entidade, no mês de maio, para a implantação do Centro de Inovação Tecnológica em Criciúma, para transformar a matriz econômica da região.

A fundação da ACIC

A ACIC foi fundada no dia 18 de junho de 1944 por lideranças políticas e comerciantes de Criciúma, em reunião no Salão do Cine Rovaris, na Praça Nereu Ramos, centro da cidade. Sob o comando do prefeito Elias Angeloni, nascia a Associação Comercial de Cresciúma. Naquela manhã foi lido e aprovado o estatuto da entidade, assim como aclamados os membros da primeira diretoria, que teve como presidente Antônio Roque Júnior, que se manteve à frente da entidade até 1951.

A iniciativa da reunião realizada após a missa da manhã de domingo foi direcionada ao associativismo e ficou registrada em sete páginas, escritas à caneta, na Ata da Sessão de Fundação da Associação Comercial de Cresciúma. O primeiro documento da ACIC teve 117 assinaturas, sendo a primeira do prefeito Elias Angeloni e, na sequência, nomes como o de Heriberto Hülse (mais tarde governador), Cincinato Naspolini (prefeito de 1930 a 1933), Paulo Preis (prefeito de 1951 a 1955) e de Carlos Otaviano Serra (prefeito em 1947).

Fonte: ACIC

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.