Publicado em: 23/09/2020

Saúde mental e qualidade de vida ganham destaque em encontro virtual promovido pela Rio Deserto


Saúde mental e qualidade de vida ganham destaque em encontro virtual promovido pela Rio Deserto


A saúde mental e a qualidade de vida ganharam destaque em um encontro virtual promovido pela Rio Deserto na noite desta terça-feira, dia 22. A live, com o tema “Setembro Amarelo: Saber, Agir e Prevenir”, contou com a participação de psicólogas e voluntárias do CVV (Centro de Valorização da Vida). Ao todo, mais de 200 pessoas acessaram a transmissão ao vivo, que teve duração de uma hora.

Na live, uma das participantes, a psicóloga Fernanda de Souza Fernandes, intercalou fala e músicas, destacando a importância da saúde mental, principalmente neste ano, em que a pandemia Covid-19 tem desafiado todos a enfrentarem situações diferentes. “A saúde mental é a nossa capacidade de reagir a exigências, desafios e mudanças”, explica. Para isso, segundo ela, o autoconhecimento é fundamental. “É normal ter alguns sentimentos como tristeza e angústia, mas quando essas emoções são muito intensas ou perduram por muito tempo, podem nos desequilibrar significativamente”, afirma.

A psicóloga Karoline Anjos, que também participou da live, trouxe ao debate as principais características das pessoas que precisam de ajuda, bem como as formas de auxiliar. “É preciso estar atento consigo mesmo e com aqueles que estão ao redor, seja no trabalho, na família ou entre amigos”, disse. Segundo ela, falar sobre o que se sente, valorizar as pequenas vitórias, as coisas simples da vida e não ter vergonha de procurar ajuda, são os primeiros passos para ter saúde mental.

Para finalizar o encontro on-line, a voluntária do CVV, Margarida Teixeira, falou do serviço de apoio prestado. “As pessoas que estão passando por dificuldades emocionais, geralmente, tem vergonha de falar sobre o assunto. Por isso, nosso trabalho é anônimo e sigiloso. Nós não sabemos quem é a pessoa que está do outro lado do telefone, de onde é, nem o número que ela liga, mas estamos prontos para ouvi-la. O número 188 está disponível 24 horas por dia”, sublinhou. Outra voluntária do CVV, Olívia Rocha, também acompanhou a live.

Reflexão e conhecimento sobre a valorização da vida

A analista de Recursos Humanos da Rio Deserto, também psicóloga e mediadora do encontro virtual, Alice Constantino Joaquim, destaca que o objetivo da iniciativa foi a valorização da vida. “Buscamos promover a reflexão e o conhecimento sobre como agir e prevenir”.

A ação foi desenvolvida pelo departamento de Recursos Humanos da Rio Deserto e incentivada aos colaboradores, familiares e comunidades. A conversa on-line também integrou a Semana ODS na Prática, do Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) SC.

O encontro virtual foi gravado e pode ser acessado neste link.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.