Publicado em: 20/08/2019

Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral visita Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto


Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral visita Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto


O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, visitou a Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, localizada em Içara, na manhã desta terça-feira, dia 20. O objetivo foi conhecer os processos de mineração de carvão no sul catarinense. A visita também foi acompanhada pelo coordenador executivo do núcleo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), de Criciúma, geólogo Marlon Colombo Hoelzel.

Conforme o secretário, a oportunidade de acompanhar pessoalmente o processo de extração e beneficiamento do carvão mineral é uma experiência muito significativa. “A presença física no ambiente nos permite visibilidade e melhor percepção sobre a mineração de carvão. A partir desta vivência, formamos a própria impressão sobre o empreendimento”, disse.

Um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, que acompanhou a visita, ressalta as expectativas com o futuro. “Sabemos que a mineração é de suma importância para o desenvolvimento do país. Estamos vendo firmeza nas ações e acompanhando um governo que pensa e age em favor do Brasil. Sabemos que grandes resultados virão”, afirmou.

A visita também foi acompanhada pelo assessor financeiro, João Gabriel Pagnan Zanette; pelo assessor administrativo, Eduardo Netto Zanette; pelo engenheiro de minas e gerente da Unidade de Extração Mina 101, Fabio Vanzeloti da Rosa; pela engenheira ambiental, Taíse Cancelier; pelo engenheiro de segurança do trabalho, Rafael Bortolotto, todos da Rio Deserto; e pelo engenheiro de minas e diretor técnico do Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão Mineral do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Marcio Zanuz.

Responsabilidade no setor de Geologia e Mineração

Na função de secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira é responsável pela gestão pública do setor de Geologia e Mineração, com atuação nos campos de pesquisa, exploração, tecnologias, controle, sustentabilidade de recursos naturais, e pela implementação de políticas públicas e articulação com os demais setores e entes federados para o desenvolvimento do setor.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.