Publicado em: 24/04/2020

Tecnologia: Minerador Contínuo importado dos Estados Unidos recebe adequações e já está em operação na Rio Deserto


Tecnologia: Minerador Contínuo importado dos Estados Unidos recebe adequações e já está em operação na Rio Deserto


A adequação de tecnologia para a extração e beneficiamento de carvão mineral é uma atividade contínua na Rio Deserto. No final de março, a Unidade Metalúrgica, localizada em Siderópolis (SC), finalizou as adaptações no Minerador Contínuo JOY (modelo 14CM09 – MC 06), adquirido nos Estados Unidos. O equipamento já está em operação no subsolo da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, em Treviso (SC).

O engenheiro mecânico e gerente da Unidade Metalúrgica, Felipe Possamai Mota, explica que as adequações no Minerador Contínuo JOY foram focadas na mecânica e elétrica, de forma minuciosa, e pautadas na confiabilidade e segurança da máquina. “Estamos atentos às inovações oferecidas no mercado e que podem ser implementadas no Minerador Contínuo, sejam elas de caráter mecânico, elétrico ou eletrônico”, afirma.

Segundo Felipe, devido à complexidade, a adequação do Minerador Contínuo levou em torno de seis meses. “Neste período, foram realizadas as etapas do projeto mecânico/elétrico, fabricação de peças com materiais de alta resistência ao desgaste e à fadiga, e implementação de dispositivos automáticos”, justifica. Conforme o engenheiro, a sinergia entre as inovações da área de engenharia mecânica e elétrica resultou em soluções que contribuem no aumento da produtividade do equipamento alinhado à segurança e à facilidade de operação.

 

Inovação é resultado da capacitação dos colaboradores

Para o engenheiro mecânico e gerente da Unidade Metalúrgica, Felipe Possamai Mota, as inovações relacionadas às adequações do Minerador Contínuo, com foco nas características do carvão mineral do Sul de Santa Catarina, são possíveis em virtude dos investimentos da Rio Deserto na capacitação e formação dos colaboradores. “Com o apoio dos administradores da Rio Deserto, qualificamos a equipe com as competências necessárias na área de Soft e Hard Skills (termos em inglês que estão relacionados às habilidades sociocomportamentais e profissionais, respectivamente), e a Unidade Metalúrgica consegue superar os desafios que lhes são confiados”, sublinhou.

Atualmente, a Rio Deserto possui cinco mineradores contínuos em operação, somando os equipamentos da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, em Treviso (SC), e da Unidade de Extração Mina 101, em Içara (SC).

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.