Publicado em: 01/12/2021

Profissionais do IMA visitam Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto


Profissionais do IMA visitam Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto


Profissionais do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) visitaram a Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, em Içara, na tarde dessa terça-feira, dia 30. O objetivo foi conhecer o processo de extração e beneficiamento do carvão mineral.

Participaram da visita, a gerente de Gestão de Processos Ambientais (GEPAM), Mariane Hatsuno Murakami, e os técnicos Lilian Albarello e Filipe Sena; a gerente de Gestão de Licenciamento Ambiental e Autorizações de Obras Públicas (GELOP), Carline Fuhr; bem como os técnicos da Coordenadoria Regional de Meio Ambiente (CODAM – setor de mineração), de Criciúma.

A abertura da visita foi feita pela superintendente industrial, de qualidade, novos produtos e licenciamento, engenheira química/mineral, Rosimeri Venâncio Redivo. Após, a visita foi guiada pelos coordenadores ambientais da Rio Deserto, engenheiro Felipe Medeiros Bertoncini e engenheira Taíse Cancelier, pela assistente de licenciamento ambiental, engenheira Suélen Zanin Manfioletti, e pelo engenheiro de segurança do trabalho, Rafael Bortolotto.

O coordenador regional da CODAM, Marcos Favro, afirma que a visita foi uma oportunidade de grande valia, sendo apresentado o processo de extração e beneficiamento de carvão ao GEPAM e GELOP, com sede em Florianópolis. “Também haverá um segundo momento, no próximo ano, com visitas em áreas em processo de recuperação e em áreas que ainda serão recuperadas”, disse. Segundo ele, o objetivo é a capacitação e o aperfeiçoamento dos técnicos nas análises de recuperação de áreas.

Visita à Satc complementou conhecimento

Além da unidade de extração da Rio Deserto, os profissionais do IMA também visitaram a Satc. Na instituição de ensino, foram avaliadas possibilidades de atuação em conjunto no processo de recuperação de áreas.

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Com o cadastramento de seu nome e e-mail, você consente com o tratamento dos dados captados para a finalidade de envio de informação. Os dados ficarão armazenados de forma segura pelo período de 3 (três) anos. Caso não queira mais receber o e-mail marketing da Rio Deserto, insira o nome e e-mail já cadastrado e selecione a opção “Descadastrar”. Para saber mais sobre como gerimos seus dados, consulte a nossa Política de Privacidade.

Fique tranquilo, não enviaremos spam.