Simulado de Emergência envolve colaboradores do Escritório Central, da Rio Deserto, em ações práticas
A vivência prática de situações de emergência foi o objetivo do simulado realizado na manhã desta terça-feira, dia 6, no Escritório Central da Rio Deserto, em Criciúma. A ação, organizada e conduzida pelo departamento de segurança do trabalho da empresa, foi relacionada aos Planos de Emergência 504 e 508 (Acidente Grave e/ou Fatal e Combate a Incêndio, respectivamente), e reuniu todos os colaboradores da unidade.
Para a atividade, foi reservado um local do estacionamento, sendo colocado um botijão de gás com chama aberta. “Na prática, foi demonstrado como combater o princípio de incêndio nesse caso específico. Um conhecimento que é muito importante para o dia a dia de todos”, explicou a técnica em segurança do trabalho, Tairine da Silva Motta. Durante o simulado, também foram demonstrados métodos sobre como retirar uma vítima de dentro de um veículo com princípio de incêndio.
Na ação, foi feita a evacuação total do prédio, sendo acionada a sirene de emergência. “Além de agregar conhecimento quanto às práticas de combate a incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar (APH), destacamos que o medo e a ansiedade são sentimentos normais nessas situações e que sempre é preciso avaliar os riscos e respeitar os limites”, sublinhou Tairine.
Capacitações de segurança são frequentes na empresa
Nas unidades da Rio Deserto, os treinamentos e simulados de emergência são realizados com frequência, conforme cronograma estabelecido pelo departamento de segurança do trabalho. O objetivo é a capacitação dos colaboradores para atuar na prevenção de riscos e em possíveis situações de emergência.
ODS 8
As ações de segurança do trabalho realizadas na Rio Deserto estão conectados ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), uma vez que buscam promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os colaboradores.













